| | | | | | | | |   

Mercedes-Benz abre nova fábrica na Hungria

11 April , 2012

Ofensiva no segmento compacto continua

A Daimler iniciou recentemente a produção na sua nova fábrica de automóveis de passageiros em Kecskemét, na Hungria. Menos de quatro anos após esta localização ter sido decidida, no verão de 2008, os primeiros automóveis já estão a sair da linha de montagem.

Na conferência de imprensa, Dr. Dieter Zetsche salientou a importância da nova localização para a Mercedes-Benz: “Com o início da produção em Kecskemét, a ofensiva da marca no segmento compacto premium está a intensificar-se. Graças à rede de produção das fábricas de Rastatt e Kecskemét, dispomos agora da capacidade necessária para satisfazer a procura por parte de muitos dos nossos clientes, e também dos novos, relativamente ao segmento compacto premium.”

A este respeito, Dr. Dieter Zetsche anunciou que outro modelo também passará a ser produzido no novo local – o coupé de 4 portas da nova geração de automóveis compactos da Mercedes-Benz. Como parte do desenvolvimento em curso da unidade fabril, o número de colaboradores passará de aproximadamente 2.500 para mais de 3.000 até ao final do ano.

Frank Klein, Diretor-Geral da Mercedes-Benz Manufacturing Hungary Kft., afirmou: “Hoje estamos a fazer história: em menos de quatro anos após a localização ter sido decidida, «Mercedes-Benz Made in Hungary» tornou-se uma realidade. A partir de agora, podemos demonstrar que somos um pilar fundamental da rede de produção da Mercedes-Benz. Graças à nossa intensa preparação, produzimos o padrão de qualidade Mercedes-Benz desde o primeiro veículo.”

Capacidade adicional para a produção do Classe B

O primeiro produto da nova geração de veículos compactos da Mercedes-Benz, o Classe B, é agora produzido na nova fábrica, sendo que a sua produção teve início na fábrica de Rastatt, na Alemanha, em setembro de 2011. Com este aumento da capacidade de produção, é agora possível satisfazer totalmente a enorme procura por parte dos clientes: a Mercedes-Benz já recebeu mais de 100.000 encomendas para o Classe B desde o seu lançamento em novembro de 2011.

Produção eficiente na rede Rastatt-Kecskemét

No total, a Daimler investiu 1,4 mil milhões de euros na produção da nova geração de automóveis Mercedes-Benz: 800 milhões de euros para a construção da fábrica de Kecskemét e 600 milhões para a ampliação da unidade fabril de Rastatt.

A produção conjunta do Classe B, em Rastatt e Kecskemét, permite uma gestão flexível e ideal da utilização da capacidade de ambas as fábricas. Esta flexibilidade de volume é um fator-chave para a eficiência económica da rede de produção. Para além disso, a arquitetura conjunta da nova geração de veículos compactos assegura uma flexibilidade tipo completa na produção: em princípio, todos os modelos nas instalações podem ser produzidos na mesma linha de montagem, em todas as variantes da gama de produtos e em qualquer sequência.

A rede de produção também inclui a ligação logística eficiente entre as duas fábricas, que fazem parte da rede Daimler Rail Net. A recém-inaugurada ligação ferroviária este-oeste complementa as atuais ligações norte-sul entre as fábricas de moto propulsores e veículos na Alemanha. Em particular, peças de carroçaria, motores, sistemas de transmissão e outros componentes provenientes das instalações alemãs são entregues na fábrica de Kecskemét por via-férrea. A partir de 2013, a maioria dos veículos finalizados também será transportada por via-férrea na direção oposta. Globalmente, quando concluído, este sistema permitirá reduzir até 60.000 toneladas de CO2 por ano.

Planeamento perfeito e produção ecológica desde o início

A fábrica de Kecskemét foi a primeira unidade de produção de automóveis de passageiros no Grupo a ser totalmente planeada digitalmente e a receber backup tridimensional. Este era um requisito essencial para os fluxos de trabalho perfeitamente sincronizados e o cumprimento de todos os prazos e objetivos de custos.

A fábrica recorre à mais avançada tecnologia, respeitando o ambiente. Por exemplo, a oficina de pintura é uma das mais modernas instalações, com maior economia de recursos, do seu tipo, graças ao inovador método de separação para secagem. O conceito global de energia está especialmente voltado para a eficiência, como demonstra o sistema de ventilação das oficinas de produção com recuperação de calor, a utilização de sistemas de iluminação eficientes e o recurso a duas centrais de aquecimento urbano para o fornecimento de eletricidade e calor.

O empregador mais aliciante da região

A unidade fabril é o empregador mais aliciante da região, especialmente porque a formação de colaboradores é uma prioridade. Todos os novos colaboradores frequentam programas de formação intensiva, disponíveis no centro de formação interno em Kecskemét e nas instalações alemãs, nomeadamente na fábrica de Rastatt. Esta rigorosa formação de alto nível é o fator-chave para o sucesso na produção de veículos de alta qualidade de acordo com os padrões da Mercedes-Benz nas instalações desde o início.

Formação dual inovadora na Hungria, parcerias estratégicas na área da educação

A fábrica da Mercedes-Benz em Kecskemét está também a assegurar necessidades futuras de pessoal qualificado através de parcerias estratégicas na área da educação. A fábrica está a abrir novos caminhos, ao oferecer formação profissional dupla de alto nível com base no modelo alemão, disponibilizada em conjunto com a Câmara Municipal de Kecskemét e a Câmara de Comércio e Indústria de Bács-Kiskun. Os primeiros 34 formandos iniciaram os cursos em 2011, sendo que a próxima admissão de 36 formandos irá iniciar a sua formação em setembro de 2012.

No setor do ensino superior, a fábrica da Mercedes-Benz e a Universidade de Ciências Aplicadas de Kecskemét uniram esforços para promover uma educação universitária dual, orientada para a prática. Os primeiros alunos neste novo formato de formação iniciarão os seus estudos em setembro de 2012. Com esta oferta, os parceiros visam tornar a Universidade de Ciências Aplicadas no principal centro na Hungria para a formação de especialistas extremamente bem qualificados para a indústria automóvel.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks