| | | | | | | | |   

ADAM, Ampera e Zafira Tourer – Opel com emoções de A a Z

11 April , 2012

Com o lançamento de uma série de novos modelos em 2012, que foram distinguidos em toda a Europa com mais de 40 prémios, a Opel reforçou o carácter emocional da sua gama de produtos. Entre os mais recentes galardões atribuídos aos automóveis da marca de Rüsselsheim encontra-se o ‘Troféu Auto’, arrecadado pelo novo citadino ‘chique’ ADAM e pelo elétrico Ampera, que venceu pela terceira vez este troféu. O monovolume Zafira Tourer ganhou também o prémio ‘Volante de Ouro’ na categoria reservada aos monovolumes. Estas distinções são apenas uma parte da longa lista de galardões atribuídos à Opel em 2012, coroada na primavera com a entrega do título europeu de ‘Carro do Ano’ ao modelo elétrico com extensor de autonomia Ampera.

Além do lançamento do primeiro automóvel elétrico que pode “ir a qualquer lado em qualquer altura”, a Opel destacou-se também com a apresentação do novo SUV subcompacto Mokka. A nova gama Astra passou a incluir uma variante sedan de quatro portas – Astra Sports Sedan – e uma versão de alta performance – Astra OPC –, recebendo igualmente uma renovação estética e tecnológica transversal a toda a gama. Simultaneamente, a oferta de veículos comerciais e de passageiros da Opel foi complementada com a nova geração Combo, dotada de diversas variantes de carroçaria. O próximo ano marcará a chegada doADAM, o citadino ‘chique’ personalizável da Opel, e o elegante descapotável Cascada.

«Com novos produtos e sofisticados sistemas de conforto e assistência à condução, que só são frequentes em automóveis de segmentos superiores, a Opel oferece aos consumidores exatamente o que querem», afirma Thomas Sedran, membro do Conselho Executivo da Opel e responsável pelas Operações, Desenvolvimento e Estratégia, na sequência das reações positivas aos modelos da Opel em 2012 por parte dos consumidores e especialistas do setor automóvel. «Vamos manter a cadência intensa de lançamento de novos automóveis e tecnologias. Isto significa que continuaremos a ir ao encontro das diversas expectativas dos consumidores durante o próximo ano, oferecendo a gama de modelos mais moderna, jovem e diversificada que alguma vez tivemos», acrescenta Thomas Sedran.

Tecnologia inovadora: modelos Opel respeitam o ambiente

No início de 2012 o futuro da mobilidade automóvel tornou-se realidade. Com o lançamento do modelo elétrico Ampera, a Opel estabeleceu um novo segmento na indústria automóvel europeia: o de veículos elétricos com extensor de autonomia. Pela primeira vez tornou-se possível utilizar um automóvel elétrico sem receio de ficar parado na berma da estrada sem carga na bateria. Graças ao sistema revolucionário de motorização, que combina o motor elétrico de tração e o motor térmico do extensor de autonomia (este está ligado a um gerador que produz eletricidade a bordo) o Ampera pode percorrer mais de 500 quilómetros sem recarregar ou reabastecer. O grande sucesso deste conceito foi comprovado pelos prémios que o Ampera recebeu – no Salão Automóvel de Genebra foi eleito “Automóvel Novo Mais Popular da Europa” e venceu o prestigiado “Carro do Ano 2012”. Estes foram apenas dois dos mais de 30 prémios atribuídos ao modelo da Opel durante 2012, ano em que, ao mesmo tempo, o Ampera se afirmava como o automóvel elétrico melhor sucedido no mercado.

O Salão de Genebra foi também palco para a estreia dos novos Mokka e Astra OPC. Capaz de atingir 250 Km/h de velocidade máxima graças ao motor 2.0 Turbo com 280 cv de potência, este modelo de alta-performance baseado no Astra GTC é o Astra mais potente de sempre. Por seu turno, o Opel Mokka é uma novidade no segmento dos SUV subcompactos. Com um comprimento de 4,28 metros, integra todos os pontos fortes de um SUV tradicional, de maiores dimensões, num formato mais atual. Muito recentemente, o Mokka foi avaliado com a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, tendo obtido igualmente o maior número de pontos no capítulo dos sistemas de assistência à segurança, o que lhe garantiu entrada direta para o grupo dos pouquíssimos automóveis do mercado europeu a conseguir esta classificação. O novo SUV cumpre a filosofia da Opel de combinar design atraente com tecnologias avançadas. Entre estas está o sistema adaptativo de tração integral e o programa eletrónico de controlo de estabilidade ESPPlus, que inclui sistema de ajuda ao arranque em planos inclinados (HSA) e controlo de estabilidade em descidas (HDC). O Mokka recebe também asegunda geração do sistema de câmara dianteira Opel Eye, na qual assentam as funções de alerta de colisão dianteira, reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), alerta de colisão dianteira (FCA) e aviso de saída de faixa. Ainda no capítulo da segurança, a oferta contempla também o sistema de iluminação dianteira adaptativa AFL+ com faróis direcionais bi-xénon.

A segunda geração do porta-bicicletas integrado FlexFix permite transportar até três bicicletas no Mokka e até quatro no monovolume Zafira Tourer.

O modelo Insignia, que já conta mais de meio milhão de unidades produzidas na fábrica de Rüsselsheim, ganhou nova dinâmica com o motor a gasóleo 2.0 BiTurbo, dotado de um sistema inovador de arrefecimento do ar de admissão. Este propulsor debita 195 cv de potência e um elevado binário de 400 Nm. O consumo médio de 4,9 l/100 (129 g/km CO2) registado pela berlina Insignia BiTurbo CDTI com tração dianteira tornam este modelo num dos automóveis mais económicos do segmento dos familiares médios. Entre os destaques tecnológicos deste propulsor de quatro cilindros estão dois turbocompressores que funcionam sequencialmente, dois intercoolers separados e injeção common-rail da mais recente geração,.

No verão, a gama Astra recebeu várias atualizações passando a integrar uma variante de carroçariasedan de quatro portas, além de exibir um novo visual e de oferecer sofisticados sistemas de ajuda à condução baseados em radar. No capítulo dos motores, o novo 2.0 BiTurbo CDTI passou a ser o topo de gama Diesel no Astra.

ADAM: campeão da individualização no desporto automóvel

No ano de comemoração do 150º aniversário da sua fundação, a marca de Rüsselsheim regressou ao campeonato alemão de futebol. Desde o início da época a Opel tornou-se no ‘Principal Parceiro Oficial’ dos clubes da primeira liga Bayer 04 Leverkusen, Fortuna Düsseldorf, Mainz 05 e SC Freiburg, bem como do atual Campeão Alemão de Futebol o Borussia Dortmund.

A Opel vai estar também ativa no desporto automóvel. Em 2013 marcará presença em circuitos, com o Astra OPC, e nos ralis com o novo ADAM. O Astra OPC competirá em provas de resistência como, por exemplo, as 24 horas de Nürburgring e o ADAM participará na taça ADAC Opel Rallye Cup, criada em parceria com o prestigiado automóvel clube alemão. Em ambas as vertentes o objetivo é contribuir para descobrir novos valores no automobilismo.

Com um comprimento inferior a 3,7 metros e 1,72 metros de largura (sem incluir retrovisores), o OpelADAM foi uma das grandes atrações do Salão Automóvel de Paris, em setembro. Este citadino ‘chique’ oferece um potencial de personalização praticamente ilimitado. Quem optar pelo ADAM tem à escolha um vastíssimo leque de revestimentos, painéis e equipamentos, podendo até selecionar diferentes tipos de iluminação indireta da consola central e clips coloridos para aplicar nos raios das jantes. O novo sistema de comunicação, informação e entretenimento IntelliLink integra as funcionalidades do smartphone do proprietário no sistema do automóvel, proporcionando um nível de conectividade ímpar. Este sistema será adaptado no próximo ano a outros modelos da gama Opel.

Em 2013 a Opel iniciará uma importante renovação da gama de motores. O primeiro passo será dado com a estreia de uma nova família de propulsores a gasolina de média cilindrada, com turbocompressor e injeção direta de combustível, seguida de uma nova geração de motores turbodiesel, também de cilindrada intermédia.

Descapotável Cascada chega na primavera de 2013

O novo Opel Cascada, dirigido ao segmento médio, é um descapotável de quatro lugares com linhas muito estilizadas. O modelo fará a estreia do novo motor a gasolina 1.6 SIDI Turbo ECOTEC de 170 cv. Esta primeira unidade de uma nova família de motores foi desenvolvida para aliar uma resposta suave do elevado binário a uma efetiva economia de combustível. O Cascada iniciará a comercialização em 2013.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks