| | | | | | | | |   

Reconhecimento por Voz ‘In Car’

4 April , 2012

A Ford e o Líder em Tecnologia de Voz Nuance Revelam Tendências Futuras 

A Ford Motor Company e o líder em tecnologia de voz Nuance Communications revelaram as tendências futuras, dando a conhecer assim a sua abordagem para o desenvolvimento do reconhecimento de voz ‘in car’ mais intuitivo.

A Ford e a Nuance trabalham para constantemente melhorar o reconhecimento de voz através de uma evolução para um sistema incorporado capaz de entender o discurso natural, proporcionando maior refinamento utilizando a “nuvem”.

A Nuance tem sido essencial para o desenvolvimento do SYNC, o sistema de conectividade ‘in-car’ da Ford activado por voz que fará a sua estreia europeia no novo B-MAX no final do ano. A sua expertise em tecnologia de voz tem desempenhado um papel fundamental na superação de desafios, incluindo o número de línguas e dialetos falados em toda a região.

“Disponibilizar o SYNC na Europa tem sido um passo significativo para a Ford e para a  Nuance”, disse Pim van der Jagt, director do Centro de Investigação Europeu da Ford. “Ajudar a definir o futuro dos sistemas activados por voz para os clientes da Ford será um dos principais focos das nossas equipas de pesquisa e desenvolvimento nos próximos anos.”

O sistema SYNC activado por voz vai suportar inicialmente os idiomas inglês do Reino Unido, francês, espanhol e português europeu,  alemão,italiano, turco, holandês e russo, sendo que os utilizadores vão ser capazes de emitir instruções como “ligar (nome do contacto)” ou “tocar intérprete (nome do intérprete)”. O sistema será compatível com 19 idiomas em todo o mundo num futuro próximo, uma vez que a Ford tem como objectivo 13 milhões de clientes SYNC globalmente até 2015, incluindo 3,5 milhões na Europa.

As capacidades do sistema de linguagem ajudam o premiado recurso de Assistência de Emergência Ford que alerta os operadores de serviços de emergência locais, na língua local correcta, após um acidente, com base nas coordenadas de GPS do veículo.

A Ford e a Nuance estão agora a trabalhar em sistemas incorporados para a interpretação da fala natural do utilizador, permitindo que as pessoas operem intuitivamente as funções do veículo, falando como se estivessem a falar para um amigo, para uma experiência mais fácil, com mais possibilidades de activação por voz. Isso inclui pesquisar um reconhecimento de voz que consegue entender a intenção do utilizador com base em palavras-chave ou frases, mesmo quando o comando exacto não é dado.

A longo prazo, a Ford acredita também que a computação com recurso à “nuvem” pode desempenhar um papel importante ao proporcionar uma maior sofisticação na activação por voz.

O poder adicional da computação e o acesso a bases de dados externas de referência  oferecidos pela computação “em nuvem” pode ajudar os futuros sistemas de activação por voz a entender a fala natural, fornecer uma interacção ocupante-veículo altamente intuitiva com as funções a bordo, sistemas e dispositivos e melhorar os serviços e conteúdos acessíveis através da voz, para além da música, entretenimento e os ‘media’ sociais.

Juntamente com os sistemas para o ambiente automóvel, a Nuance oferece um amplo portfolio de tecnologias de aplicações de voz e compreensão natural da linguagem que abrange telemóveis, tablets, computadores e televisões, incluindo o bem sucedido Dragon NaturallySpeaking, o Dragon Dictation, Dragon Go! e o Dragon TV. 

“A tecnologia de voz amadureceu para além do simples reconhecimento do que foi dito, incluindo agora o processamento de linguagem natural que entende o que queremos dizer, para aceder ao conteúdo e alcançar resultados específicos”, afirmou o Dr. Stefan Ortmanns, vice-presidente sénior, Engenharia de Dispositivos Móveis, da Nuance.

“Está agora no centro da próxima geração da interacção homem-máquina, estando implantado em vários biliões de dispositivos móveis, computadores, carros, TVs, sistemas de saúde e aplicações de atendimento ao cliente.”

A capacidade de activar  por voz um maior número de recursos pode manter os condutores conectados, enquanto oferece uma maior comodidade e segurança ao volante.

O SYNC já está presente em mais de 4 milhões de veículos nos EUA, e vai presente também em veículos como o Focus, o C-MAX, a Transit e o Fiesta na Europa antes do final do ano.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks