| | | | | | | | |   

Opel revoluciona iluminação do automóvel

27 March , 2012

A Opel desenvolveu um sistema revolucionário de faróis para automóveis, capaz de tornar a condução noturna mais segura e confortável. A nova tecnologia, pioneira na indústria automóvel, baseia-se em matrizes de diodos eletroluminescentes (LED, Light Emitting Diode).

A Opel é o primeiro construtor de automóveis a testar em protótipos, em condições reais, um sistema totalmente integrado de iluminação por matriz. Este sistema segue uma filosofia inédita nas tecnologias de iluminação. Em vez de utilizar as luzes de médios como predefinição, o sistema mantém sempre a posição de luzes de máximos, que se adaptam automaticamente de acordo com as situações do tráfego e eliminam brilhos ofuscantes. Nesse sentido a matriz de diodos gere os feixes de forma inteligente, garantindo uma condução mais cómoda com os níveis mais elevados de segurança. Os feixes de luz são ajustados de forma mais rápida do que em todas as tecnologias atuais, as quais estão sempre dependentes da ação do condutor ou de elementos móveis mecânicos.

«A segurança ativa é um ponto fulcral na filosofia da engenharia da Opel», afirma a Vice-Presidente da Opel para a Engenharia, Rita Forst. «Em 2002, fomos o primeiro fabricante de automóveis a disponibilizar no mercado o sistema de faróis de xénon direcionais AFL com funções de iluminação de curva e de cruzamento. Com os novos faróis matriciais, a Opel inicia de novo uma revolução tecnológica no capítulo da condução noturna. Trata-se do sistema de iluminação mais avançado à escala mundial», afirma Rita Forst, Vice-Presidente da Opel para a área da Engenharia.

Os faróis matriciais funcionam em combinação com o sistema da Opel de câmara dianteira, colocada entre o para-brisas e o espelho retrovisor interior. Assim que a câmara e os respetivos sensores detetam fontes de luz próximas numa determinada área, o sistema deixa de emitir luz para essas mesmas zonas, mantendo as restantes áreas iluminadas de forma intensa. Isto garante que os outros automobilistas nunca são encandeados, assegurando, por outro lado, que as zonas que não têm luz ficam sempre visíveis.

Os faróis de matriz de LED possuem exclusivamente elementos de LED no seu interior, o que permite também maximizar a eficiência energética em relação aos sistemas tradicionais de lâmpadas HID (xénon) e de halogéneo. Face às lâmpadas de halogéneo, a poupança de energia atinge cerca de 50%. Cada um dos dois faróis matriciais tem quatro segmentos de iluminação. Atrás de cada segmento estão quatro fontes de luz independentes que podem ser ligadas ou desligadas individualmente, garantindo dezasseis regulações possíveis. No total, o novo sistema de faróis matriciais permite obter 256 regulações diferentes da iluminação dianteira. As mudanças entre estas regulações acontecem suavemente, de forma impercetível para o condutor.

A nova tecnologia de iluminação por matriz de LED será gradualmente inserida na gama de modelos da Opel nos próximos anos, tal como aconteceu em 2002 quando a marca foi pioneira na indústria automóvel ao disponibilizar modelos equipados com sistema de faróis adaptativos AFL (Adaptive Forward Lighting). A mais recente geração deste sistema, o AFL+, inclui faróis bi-xénon com funções de luz de mau tempo, de curva dinâmica e estática, comutação automática entre médios e máximos e luzes diurnas de LED.


por:

Tags: , , ,

One Response to Opel revoluciona iluminação do automóvel

  1. Joaquim on 28 March , 2012 at 14:52

    Não me parece nada má ideia, no entanto com o novo sistema a iluminação do resto da estrada fica bastante reduzida como se pode verificar no vídeo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks