O norueguês da Ford, Petter Solberg, começou a semana do Rali da Portugal com uma vitória por apenas dois centésimos de segundo de diferença para Sébastien Loeb, em Citroën, que ficou em segundo. O espanhol Dani Sordo levou o Mini WRC ao terceiro lugar do pódio, embora a mais de dois segundos.
“É maravilhoso voltar a esta terra de ralis e vencer perante um público que nunca deixou de nos incitar. Foi um grande espectáculo”, disse Petter Solberg no final.
Nesta competição espectáculo, que marcou o regresso dos WRC ao espectacular e mítico troço Fafe-Lameirinha, teve Nasser Al-Attiyah em quarto, Ott Tanak em quinto e Armindo Araújo em sexto lugar. O local, conhecido pelas romarias de milhares de adeptos durante a prova portuguesa do Mundial nas décadas de 80 e 90 do século passado, voltou a ser invadido por muitos fãs que fizeram questão de assistir ao espectáculo ao vivo e fazer a festa à passagem dos seus ídolos.
Araújo estava muito satisfeito com a sua prestação porque: “as três mangas correram-me muito bem, sem cometer qualquer erro e com uma boa progressão de tempos, deixando as melhores perspectivas para o rali. É sempre gratificante correr perante esta multidão de adeptos.”
Ainda no plano desportivo, destaque para a vitória de Fernando Peres entre os Clássicos.
A partir de agora, as equipas seguem para o Algarve onde vão testar e efectuar os reconhecimentos da prova para, na quinta-feira, começarem a competição propriamente dita, com a super-especial em Lisboa e três troços nocturnos rumo a Sul.
por: João Picado