O norueguês Petter Solberg foi o piloto que entrou mais depressa no Rali do México. O piloto da Ford foi o mais rápido no shakedown, ou ronda de qualificação, e pôde escolher a posição na estrada. Será o 14º e justificou essa escolha com “a vontade de partir o mais atrasado possível”, afirmou. Na primeira especial da prova, uma classificativa espectáculo que se realizou às duas horas da madrugada (20 horas locais), Solberg foi o mais rápido e é o primeiro líder da terceira jornada do Mundial de ralis.
O nórdico chegou ao México muito engripado o que o impediu de realizar um teste de preparação no máximo das suas capacidades. Mas, apesar desses constrangimentos, Solberg demonstrou estar preparado para lutar pela vitória com os seus principais rivais.
O norueguês bateu Sébastien Loeb por quatro décimos de segundo. O campeão do Mundo está, assim, em segundo, enquanto Mads Ostberg, num Ford Fiesta WRC privado, foi o terceiro mais rápido, a 0,6s de Solberg. Hirvonen, em Citroën DS3 WRC, ficou com o quarto tempo, e Jari-Matti Latvala, que venceu na Suécia, está na quinta posição com o Fiesta WRC de fábrica, a um segundo do seu companheiro de equipa.
Com tantos problemas, Armindo Araújo ficou sem a possibilidade de poder escolher uma boa posição de partida e vai mesmo abrir a estrada durante o primeiro dia de competição.
por: João Picado