Curta e rápida de cumprir, a primeira fase da Expedição Jornada de Descoberta terá sido, muito provavelmente, a mais fácil de todas. Até porque ao limitar-se a ligar Londres a Genebra, a aventura ainda está por começar.
O mais certo mesmo é que ainda tarde mais cerca de duas semanas até os doze elementos desta expedição começarem a sentir que estão a viver uma aventura, pois por enquanto vão prosseguir concentrados noutra missão, talvez até mais difícil do que rodar 13.000 km até Pequim em 50 dias. Essa tarefa consiste em conseguir angariar pelo menos um milhão e 200 mil euros, que no final serão doados à Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, que aplicará os fundos num projecto de instalação de água potável para uma comunidade de 45.000 pessoas no Uganda.
Ontem estivemos com os expedicionários em Genebra, durante a sua passagem pela inauguração do Salão Automóvel, onde o Discovery “1.000.000” entrou pelos corredores apinhados de jornalistas e convidados VIP, estacionando bem no centro do espaço da Land Rover, mesmo ao lado das duas jóias que a marca tem para exibir: o DC100 vermelho, agora apresentado com alguns acessórios específicos para a neve, e o Range Rover Evoque Cabrio, mostrado pela primeira vez em público, com uma cuidadosa legenda onde se lê que “É um modelo de exibição. Não exitem planos para ser produzido”. Nesta breve frase, talvez conviesse apenas acrescentar a palavra “ainda!”. Aliás, a avaliar pelo interesse que o protótipo despertou no primeiro dia de exibição, acreditamos que em breve a Range Rover traçará esses planos… Mas, enquanto isso não acontece, os nossos amigos lá seguem viagem, já com a próxima milionária festa de arromba marcada para Moscovo, onde, seguramente, escorrerá tanto vodka quanto depois irá escorrer água nas torneiras do Uganda…
por: Alexandre Correia