| | | | | | | | |   

Rodrive em várias frentes

4 March , 2012

Rui Lapa e Matheus Stumpf com temporada preenchida

A equipa Rodrive e os seus pilotos – Rui Lapa e Matheus Stumpf – vão ter um ano de 2012 particularmente activo, com a participação no Campeonato de Espanha IBER GT, no Internacional GT Open e ainda nas 24 Horas de SPA-Francorchamps. Para isso vão contar com um Ford GT GT3, um carro muito competitivo e que pode, a exemplo do que sucedeu em 2011, permitir bons resultados à equipa.

Os dois pilotos da formação luso-brasileira são bastante versáteis, tendo qualquer deles um currículo bastante recheado. Rui Lapa começou pelo Karting e em 2001 venceu o Troféu Rotax 125 cm3, passando depois para os ‘fórmulas’, com uma incursão pela F3 britânica no ano seguinte. Seguiram-se, depois, dois anos naquele que foi um dos mais competitivos troféus monomarca que se disputaram em Portugal, o Troféu Renault Clio. Depois de no primeiro ano ter terminado no 13º lugar, em 2004 ficou às portas do pódio.

A temporada de 2005 foi particularmente activa, com participações no Troféu Ferrari 360 Chalenger, obtendo uma vitória em Imola e um 2º lugar em Monza. Em termos nacionais Rui Lapa alinhou no Open de Velocidade, tendo terminado no 6º posto, mas conseguindo uma vitória em Braga e dois pódios no Estoril. Até 2011 o famalicense deixou um pouco de lado as corridas e só esporadicamente voltou à competição. Ainda assim, conseguiu brilhar nas poucas aparições que fez, com dois pódios na Categoria 1 nas duas corridas do PTCC, disputadas no Circuito da Boavista.

No ano passado, Rui Lapa regressou à competição de forma mais intensa, participando no Campeonato de Espanha IBER GT, onde conseguiu alguns pódios e uma vitória na categoria. Correu igualmente no Campeonato Itaipava GT3 no Brasil, onde foi considerado o melhor ‘rookie’, tendo ganho duas corridas em Interlagos.

Quanto ao seu companheiro na equipa Rodrive, o brasileiro Matheus Stumpf tem tido uma carreira recheada de êxitos, que começou em 1998 com dois títulos regionais. Após um interregno de cinco anos, em 2003 voltaram as conquistas nos karts, sagrando-se Campeão Gaúcho de Kart, Campeão Catarinense de Speedkart, ganhando ainda nesta disciplina a Copa Sul Brasil. Depois, foi tetra-Campeão Gaúcho de Fórmula 1.6 em 2006, 2007, 2009 e 2010, tendo neste último ano obtido também o ceptro de Campeão Brasileiro de GT3 e o troféu Capacete de Ouro, entregue ao melhor piloto de GT3. Em 2011 repetiu estes dois feitos.

Acrescente-se que para a presente época de 2012 e para além do intensivo programa Europeu com o Ford GT preparado pela Rodrive para a Categoria GT3, os pilotos Rui Lapa e Matheus Stumpf apostam também noutra frente, o Campeonato do Brasil de GT, aos comandos de veículos de outras marcas e cada um deles integrado em projectos independentes. Espera-se, assim, uma temporada de ambos nos dois lados do Oceano Atlântico bastante proveitosa.

Entrevistas: Albano Loureiro


por:

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks