| | | | | | | | |   

Audi regressa com sistema quattro à competição

2 March , 2012

Através da competição automóvel, a Audi volta a ser pioneira numa nova tecnologia: a marca dos quatro anéis irá fazer alinhar em Le Mans, pela primeira vez a nível mundial, um carro inscrito na categoria LMP1 que combina a altamente eficiente tecnologia diesel com um sistema híbrido. Ao mesmo tempo, esta estreia marca o regresso do sistema quattro a um carro de competição de uma forma inteiramente nova.

Audi R18 quattro e-tron é a designação do novo protótipo que marcará presença em Le Mans, fazendo antes a sua estreia nas 6 horas de Spa-Francorchamps (Bélgica), no próximo dia 5 de Maio. Posteriormente, na mítica prova de resistência francesa (16 e 17 de Junho) será um dos candidatos à vitória final. A Audi juntou estas duas tecnologias de uma forma fascinante, criando um novo conceito de um carro de competição, que também já está a ser testado para uma utilização futura em carros de grande produção: o e-tron quattro.

Escondendo-se atrás dessa designação é a próxima geração de tracção às quatro rodas com que Audi combina as vantagens do sistema quattro, comprovada com o potencial da electro-mobilidade. Para este fim um eixo do veículo é propulsionado convencionalmente, sendo o outro eixo através de motores eléctricos.

“A Audi sempre selecionou de uma forma cuidadosa os campeonatos e categorias de corridas em que participa, havendo sempre uma estreita relação com os veículos produção em série. Assim, existe, inequivocamente, relevância técnica para os clientes da Audi”, destaca o Director da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich, que pessoalmente conduziu no palco o novo Audi R18 e-tron quattro – eletricamente e quase silencioso – na noite da passada quarta-feira durante a sua estreia mundial no Audi Training Center, no aeroporto de Munique. “quattro, TFSI e TDI são três excelentes exemplos de como a competição automóvel tem estimulado o desenvolvimento da produção Uma tendência similar aparenta existir também com o e-tron quattro: estamos a testar uma tecnologia completamente nova em pista antes de ser introduzida na linha de produção da Audi.”

No Audi R18 Audi e-tron quattro a energia cinética é recuperada no eixo dianteiro durante a fase de travagem. O sistema armazena a energia como num modelo eléctrico para um acumulador. E posteriormente numa fase de aceleração é novamente utilizada acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante este processo só eixo da frente é integrado. O motor V6 TDI de 510 Cv (375 kW) continua a transmitir a sua potência às rodas traseiras. Ambos os sistemas complementam-se para criar o princípio da nova unidade e-tron quattro.

O projecto e-tron quattro para a competição começou em Fevereiro de 2010. Apenas 18 meses se passaram desde as ideias iniciais do conceito até ao primeiro teste. “Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada na competição e que ainda nem sequer existe na produção”, salienta o Dr. Martin Mühlmeier, Director de Tecnologia da Audi Sport. “O desafio é, sem dúvida, grande.”

A Audi Sport desenvolveu o Audi R18 ultra em paralelo com o R18 Audi e-tron quattro, uma vez que a marca dos quatro anéis irá participar em duas frentes distintas esta temporada: nas 24 Horas de Le Mans e no recém-criado Campeonato Mundial de Endurance (WEC). O modelo 2012 do Audi R18 foi construído com e sem sistema híbrido. A base de ambos os carros é completamente idêntica, razão pela qual o esforço adicional logístico é mantido limitado para a Audi Sport e a equipa de corrida propriamente dita.

“O motor TDI concebido pela Audi ainda é a unidade mais eficiente do mundo” salienta o Dr. Wolfgang Ullrich. “Estamos convencidos de que o bloco TDI tem ainda mais potencial. É por isso que a Audi não apresenta apenas a versão híbrida na competição como acontece na produção, mas também em paralelo face à continuidade do desenvolvimento do modelo convencional.”

O R18 quattro e-tron quattro não é mais do que o irmão gémeo do “R18 Ultra”, embora fazendo juz à sua designação é o modelo mais leve jamais construído pela Audi Sport para Le Mans. Para compensar o peso adicional do sistema híbrido, o conceito de construção e de desenho ultra-leve foi o foco fulcral ao longo do desenvolvimento do modelo R18 TDI que venceu em Le Mans em 2011. Para além da optimização de muitos detalhes há também uma inovação genuína na área da transmissão: uma nova caixa de velocidades com uma carcaça de fibra de carbono e materiais compósitos foi desenvolvida para o R18, o que representa uma estreia em corridas de resistência.

“O novo R18 ultra é uma evolução diferente do carro do carro ano passado que venceu a corrida em Le Mans “, resume o Director da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. “As impressões recolhidas pelos nossos pilotos foram muito positivas desde o primeiro momento. Sem o peso optimizado do R18 ultra, não teríamos sido capazes de conceber o R18 e-tron quattro, que é absolutamente idêntico, à excepção do sistema híbrido.”

 


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks