| | | | | | | | |   

Açores abrem temporada do IRC

20 February , 2012

A ilha de São Miguel vai ser o palco, com o Rali dos Açores, para o arranque da época do Intercontinental Rally Challenge, competição que se assume como a segunda mais importante no panorama dos ralis a nível internacional, logo a seguir ao Mundial de especialidade. A partir de quinta-feira, alguns dos pilotos que têm animado este campeonato vão lutar pelo triunfo na ronda inaugural.

Entre os candidatos à vitória estão Juho Hanninen, campeão do Mundo de S2000 no ano passado e vencedor da prova insular no ano passado, Andreas Mikkelsen, vencedor do IRC na última temporada, e Bruno Magalhães, o piloto que foi três vezes campeão nacional e já ganhou nos Açores por duas ocasiões.

Os dois primeiros marcam presença em Ponta Delgada ao volante dos Skoda Fabia, enquanto Bruno Magalhães regressa aos comandos do Peugeot 207 S2000 que guiou nos últimos anos. Bryan Bouffier também estará presente com um carro da marca francesa e é outro dos candidatos a um lugar entre os primeiros.

O atual campeão português, Ricardo Moura, vai correr perante os seus conterrâneos mas, apesar do conhecimento dos troços, está limitado ao carro, pois o Mitsubishi Lancer Evo IX não tem o potencial dos Super 2000. Ainda assim, o açoreano tem condições para terminar entre os cinco primeiros classificados.

Para além destes nomes, destaque ainda para Hermann Gassner Jr., que também participa com um Fabia S2000, ou nomes provenientes da Europa de Leste e do Médio Oriente, todos eles com carros competitivos. No total, são nove os S2000 que estão em São Miguel para a primeira prova do ano no Intercontinental Rally Challenge.

A prova pontua para o IRC, para o campeonato português e para o campeonato açoreano. Contudo, são poucos os pilotos do continente inscritos e, como tal, a lista de 40 equipas é composta, essencialmente, por pilotos estrangeiros e por nomes locais, como Paulo Maciel, Castos Costa ou Luís Pimentel para além de Ricardo Moura que é também o detentor do título regional.

As novidades relativas ao Rali dos Açores e ao IRC são muitas. Relativamente à competição, este será o primeiro ano em que os pilotos podem competir com os S2000 com motor 1,6l turbo para além dos habituais dois litros atmosféricos. Relativamente à prova propriamente dita, esta começa na quinta-feira com três especiais, uma delas inéditas. Depois dos dois primeiros troços, os pilotos terão uma superespecial em pleno centro de Ponta Delgada.

Para o segundo dia haverá seis troços em disputa e, no sábado, a classificação ficará decidida após mais cinco classificativas. Os concorrentes têm 198,44km de especiais para cumprir até final.

banner_sata_post

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.



por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks