| | | | | | | | |   

A lei de Latvala

10 February , 2012

A neve é seguramente a grande responsável pelos bons resultados de uns e pelas surpresas desagradáveis de outros candidatos à vitória na segunda prova pontuável para o WRC 2012.

No final de primeiro dia de prova e depois de disputados 10 troços cronometrados, Jari-Matti Latvala com prestações muito eficazes, agarrou o comando do Rali da Suécia, com 16.8 segundos de vantagem sobre Mikko Hirvonen, seu antigo companheiro na Ford, mas agora ao volante de um Citroen DS3 WRC. Aliás, o primeiro impacto com a neve sueca foi extraordinariamente favorável aos Ford Fiesta WRC, que conseguiram colocar sete carros entre os dez primeiros classificados, com igual destaque para Petter Solberg que ocupa o terceiro lugar a 18.6 de Latvala e a pouco mais de um segundo de Hirvonen. O piloto norueguês foi inclusivamente o mais rápido nas duas últimas especiais do dia, colocando grande pressão nos dois homens da frente.

E se o trio que está no comando das operações parece quase intocável, o mesmo se pode dizer do excelente rali efectuado por Mads Ostberg que coloca mais um Ford nos lugares cimeiros, ocupando a quarta posição a 32.3 segundos do líder, deixando tudo em aberto para um previsível segundo dia de grande competitividade.

Quem se pode queixar é Sébastien Loeb, que depois de triunfar no terceiro e sexto troços, acabou preso numa barreira de neve durante a sétima especial, hipotecando uma luta directa com os seus principais rivais. Loeb terá perdido cerca de dois minutos para “desenterrar” o Citroen DS3 WRC, voltando no entanto, e como é seu hábito, a discutir os segundos com todos os adversários.

A esmagadora maioria dos pilotos queixou-se de falta de aderência em quase todos os troços, esperando-se melhor adaptação para o segundo dia de prova.

Mikko Hirvonen alcançou a vitória em três especiais (4ª; 5ª; 7ª), Loeb venceu em duas (3ª e 6ª) e Petter Solberg outras duas (9ª e 10ª), enquanto o líder Latvala foi o mais rápido no 8º troço, Mads Ostberg no 2º e Dani Sordo no pequeno troço inaugural.

Quanto a Armindo Araújo e Miguel Ramalho em Mini JCW WRC, consideraram a primeira etapa positiva, apesar de ocuparem o 14º lugar da classificação geral a 4m20.0 do líder Latvala. Uma constante afinação da suspensão acabou por dar resultados positivos, independentemente de um pião sofrido no quinto troço que obrigaram a equipa oficial da Mini a perder demasiado tempo. O brasileiro Paulo Nobre, também num Mini JCW WRC ocupa o 47º lugar.

Num rali favorável aos pilotos nórdicos, onde qualquer descuido pode sair muito caro, a Ford e Latvala conseguiram os primeiros trunfos, esperando-se por um segundo dia muito competitivo, com mais oito especiais de classificação, onde Latvala vai tentar impor o seu ritmo diabólico em troços cobertos de neve.

Classificação após 1ª etapa


por:

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks