| | | | | | | | |   

Um Rali que se serve frio…

6 February , 2012

Após o “pontapé de saída” da temporada em Monte Carlo, o Campeonato do Mundo de Ralis prossegue na Escandinávia, com a disputa do Rali da Suécia, prova que terá uma incursão em território norueguês. Com uma sólida vitória no principado, os octa-Campeões do Mundo, Sébastien Loeb e Daniel Elena, enfrentam agora os pilotos nórdicos no seu terreno. Vencedores da prova em 2010 e 2011, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen procuram também o terceiro triunfo consecutivo e o primeiro com a Citroën Total World Rally Team…

Antes de entrar numa fase de seis provas consecutivas em pisos de terra, o WRC dirige-se ao norte da Europa rumo ao frio polar. Baseado em Karlstad, a cidade principal da região de Värmland, o Rali da Suécia tem algumas novidades para a edição de 2012. O dia de quinta-feira ficará marcado pela realização da primeira especial de qualificação da história do Mundial de Ralis. Igualmente aplicado nos ralis de terra, este sistema permitirá aos melhores pilotos escolherem a posição de partida na primeira etapa, eliminando assim o problema de abrir a estrada e limpar as trajectórias. O primeiro dia de prova, sexta-feira, realiza-se maioritariamente na vizinha Noruega, em especiais utilizadas no Rali da Noruega de 2009.

Vencedores do Rali de Monte Carlo, Sébastien Loeb e Daniel Elena regressam a um terreno onde só venceram por uma vez, em 2004. Portanto, os octa-Campeões do Mundo têm a vitória em mira. “Não é o terreno onde me sinto mais confortável, mas gosto bastante. É mesmo um dos melhores ralis do campeonato”, avisa Sébastien Loeb. “Se analisarmos as edições anteriores, estas são talvez as condições em que tenho a tarefa mais complicada. Quando saí de estrada em 2008, essa prova não se estava a mostrar um verdadeiro rali de inverno, pois as temperaturas positivas transformaram a neve em lama. No ano passado terminei em 6º, depois de ter passado o primeiro dia a limpar a estrada e depois de um furo… Quando as especiais estão cobertas de uma bela camada de gelo e neve, penso que consigo ser tão competitivo como os meus adversários”.

Regularmente – para não dizer sistematicamente – penalizado por abrir a estrada nos anos anteriores, Sébastien Loeb não pode deixar de se regozijar com o novo regulamento desportivo: “Eu achava o sistema antigo injusto, pois o líder do campeonato era penalizado no arranque da prova seguinte. Agora só posso culpar-me a mim mesmo se tiver uma má posição na estrada. Não vai ser fácil escolher a posição de partida ideal. Na Suécia, os primeiros carros criam uma camada de gelo moído, que faz diminuir a aderência se saímos da trajectória ideal. Mas partir na frente pode ser penalizador, se houver um nevão durante a noite que cobra os troços de neve solta. Não podemos negligenciar qualquer parâmetro na decisão”.

Para preparar esta prova, a Citroën Total World Rally Team realizou uma sessão de testes na Noruega com Mikko Hirvonen e depois com Sébastien Loeb. O finlandês participará já este sábado no Rali Finnskog. “O Mikko trouxe a sua própria experiência e ajudou a melhorar a afinação do DS3 WRC no gelo”, acrescenta Loeb. “Já testei as afinações e senti-me desde logo confiante. Progredimos bastante em relação a 2011”.

“Depois de ter ganho as duas últimas edições do Rali da Suécia, tenho naturalmente como objectivo vencer”, confirma Mikko  hirvonen. “Penso que a luta vai ser mais apertada que em Monte Carlo, até porque vamos todos dispor dos mesmos pneus de princípio a fim. Para mim é um novo desafio que me motiva enormemente”.


por:

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks