| | | | | | | | |   

Latvala cede à pressão e Loeb na frente

18 January , 2012

O novo piloto número um da Ford, Jari-Matti Latvala não aguentou a pressão de liderar o Rali de Monte Carlo e, na última especial do primeiro dia de competição, acabou por capotar o Ford Fiesta WRC. Assim, Sébastien Loeb, que partiu para a derradeira classificativa com meio minuto de desvantagem, chega ao fim do dia na frente da prova.

Para Latvala é o final da competição porque em Monte Carlo não há super-rali e, como tal, o finlandês da Ford não pode regressar amanhã, mesmo que o Fiesta tenha recuperação. Segundo a sua equipa, o piloto estava concentrado no gelo que havia na estrada e acabou por não ouvir uma nota do seu copiloto.

Dani Sordo, que partía para os últimos 30kms do dia em quarto lugar, chega ao parque de assistência de final do dia em segundo. O espanhol da Mini beneficiou com o abandono de Latvala e, ao estabelecer o terceiro tempo no quarto troço, superou Petter Solberg. Sordo parte para o segundo dia a 1m04,2s

Petter Solberg, que faz o primeiro rali pela Ford desde 2000, está, assim, em terceiro, a mais de 1m30s do primeiro classificado. O norueguês foi o quarto mais rápido. “Estou satisfeito após o primeiro dia. As condições são muito difíceis. Ele (Latvala) saiu em frente contra um morro. É uma pena porque ele estava a andar muito bem. Agora temos de continuar a andar depressa para conseguir o melhor para a equipa”, afirmou.

O grande resultado deste troço foi o de François Delecour. O veterano francês já tinha brilhado no ano passado, ao volante de um Peugeot 207 S2000, e agora, com um Fiesta WRC, volta a estar em destaque. Para já, é sexto na classificação geral.

Quem está a fazer uma prova impressionante é Sébastien Ogier. O antigo piloto da Citroën, que entretanto assinou pela Volkswagen, ainda não pode competir com o Polo WRC, pois este carro vai ser desenvolvido durante o ano. Como tal, o francês está a competir com um Skoda Fabia S2000 e, após as primeiras quatro especiais, é quarto classificado na geral. “É muito bom. Não podíamos aspirar a mais. Espero que o rali seja sempre assim”, confessou Ogier que lidera entre os S2000, à frente de PG Andersson, que é décimo absoluto com o Proton Satria Neo, e de Craig Breen, em Ford Fiesta.

Armindo Araújo, por sua vez, está concentrado “em aprender”. Depois de um erro no segundo troço do dia, o piloto do Mini WRC diz que não voltou a errar e quer, acima de tudo, ganhar experiência num rali tão exigente e imprevisível. Araújo registou o 13º tempo e acabou a primeira etapa na 14ª posição da geral.

Prova disso são os inúmeros problemas e as desistências que já aconteceram. Latvala é a principal. Thierry Neuville também não chegou ao fim e outros pilotos já viram a mecânica dos seus carros ceder, como aconteceu com Henning Solberg, ou danificaram os mesmos.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks