| | | | | | | | |   

Mundial de ralis começa amanhã

17 January , 2012

O campeonato do Mundo vai voltar à estrada para mais uma época que se antevê muito interessante e espetacular. Para começar, destaque para o regresso do Rali de Monte Carlo. O mítico evento está de volta ao WRC, depois de dois anos no IRC, e é, como habitual, a prova de abertura da temporada.

Sébastien Loeb parte para a primeira especial, amanhã, como o favorito, tanto no rali como no campeonato. Com oito campeonatos conquistados, o francês é o mais sério candidato à conquista do Mundial de 2012.

O detentor do título está confiante e acredita que vai entrar muito bem. “Não tenho dúvidas que vou começar com um bom ritmo porque desde o final da época passada que nós não parámos realmente”, disse Loeb. No entanto, para o francês, “este rali é tão específico que não é possível ter certezas de nada”.

Mas a nova época tem início com muitas mudanças e isso poderá promover um maior equilíbrio e ainda mais competitividade. Loeb já não tem Sébastien Ogier como companheiro de equipa. O francês mudou-se para a Volkswagen e a Citroën recrutou o vice-campeão do Mundo, Mikko Hirvonen.

Com um lugar vago na Ford, Jari-Matti Latvala sobe a primeiro piloto e Malcolm Wilson decidiu contratar Petter Solberg que, assim, regressa a uma casa por onde passou em 2000.

Tudo indica que Hirvonen assumirá o papel de fiel escudeiro de Loeb, enquanto Latvala será, em teoria, o grande rival do campeão. No entanto, é preciso ter em conta com a competitividade, especialmente em asfalto, de Dani Sordo, no Mini.

O espanhol tem a presença no campeonato garantida, enquanto o seu companheiro, Kris Meeke, fará apenas algumas provas. A Prodrive optou por escolher pilotos pagantes para as restantes, como acontece em Monte Carlo, com Pierre Campana.

O Rali de Monte Carlo deste ano conta com 89 inscritos, 17 dos quais são World Rally Car. Armindo Araújo, com o número 12, foi um dos pilotos que garantiu a presença na ronda inaugural e espera começar a capitalizar a experiência conquistada ao longo do último ano.

Nota, também, para a presença de Sébastien Ogier que, ao volante de um Skoda Fabia S2000, é o mais sério candidato a ser o primeiro “não-WRC”. O francês já sabia que este seria um ano diferente porque a sua tarefa é ajudar o fabricante alemão a desenvolver o Polo WRC em testes. Até lá, competirá apenas no Super 2000 do grupo.

O principal adversário é o seu compatriota, Bryan Bouffier, em Peugeot 207 S2000, que traz como cartão de visita a vitória no Rali de Monte Carlo do ano passado.

A nível competitivo, a prova só começa amanhã, com o primeiro troço marcado para as 8h03 (hora de Portugal), mas hoje já se realizou o shakedown (ver notícias relacionadas).

Os pilotos farão quatro classificativas, com duplas passagens por Le Moulinon – Antraigues (36,87km) e por Burzet – St. Martial (30,48km).

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.


por:

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks