| | | | | | | | |   

Leal dos Santos entra no TOP10 e Sousa atrasa-se…

12 January , 2012

O Rali Dakar tem destas coisas: há sempre uns dias melhores do que outros e a desgraça de uns é frequentemente a fortuna de outros.

Tudo isto para contarmos que na etapa de hoje, que ainda decorre entre Arica, no Chile, e Arequipa, no Peru, enquanto Carlos Sousa se atrasou, aparentemente devido a um atascanso na zona de dunas do primeiro dois dois setores seletivos, Ricardo Leal dos Santos progrediu ainda mais na classificação e após o primeiro troço ocupava já o nono lugar da geral.

Estes resultados, claro, são ainda provisórios, mas o certo é que bastaram os primeiros 198 km cronometrados para Leal dos Santos anular a diferença de cerca de dez minutos que separava o seu Mini All4 da Toyota Hilux do sul-africano Duncan Voos, que era o décimo à partida da etapa. Terceiro mais rápido neste troço, atrás dos seus companheiros de equipa Stéphane Peterhansel e Joan Roma, o piloto português da Mini sobe ainda mais uma posição ao ultrapassar o Mitsubishi do holandês Erik Van Loon, que ocupava o nono posto.

Carlos Sousa, que tinha ontem recuperado o sexto lugar, cedeu cerca de uma hora e 20 minutos para os mais rápidos na “especial” desta manhã, o que desde logo lhe terá custado uma troca de posição com o argentino Lucio Alvarez, que era sétimo com a Toyota Hilux e detinha cerca de 57 minutos de atraso sobre o Great Wall Haval, quando agora tem perto de oito minutos de vantagem. Resta ver se na segunda fase, com mais 152 km cronometrados e sem pisos de areia, Carlos Sousa consegue de novo inverter a situação a seu favor.

Para os motards, que têm um acampamento distinto esta noite, onde não vão contar com apoio dos veículos de assistência, a etapa de hoje não trouxe grandes novidades: Cyril Desprès e Marc Coma prosseguem com o seu duelo pela vitória e aqueles que já não têm nada a perder tentam a sua oportunidade de brilhar. Mas se ontem Desprès foi surpreendido por um outsider, hoje não facilitou e venceu mesmo a etapa, onde se adiantou mais dois minutos e um segundo a Marc Coma. Quanto a Hélder Rodrigues, claramente a poupar a sua Yamaha, cedeu dois minutos a Jordi Viladoms, mas ainda conta com 16 de vantagem sobre o espanhol, que é o quarto classificado.

Revista Todo Terreno


por:

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks