Na décima primeira etapa do Dakar, que ligou Arica a Arquipa, Hélder Rodrigues terminou o sector selectivo com o 8º tempo. O piloto da Red Bull Yamaha TMN Team gastou 4h11m21s para percorrer os 534 quilómetros da especial cronometrada, mais 7m44s que o francês Cyril Despres, o líder da prova e que foi o mais rápido do dia.
Na classificação geral Hélder Rodrigues dispõe agora de uma vantagem de 16m06s sobre o espanhol Jordi Viladoms, se bem que, tal como hoje aconteceu com o piloto português, também a classificação do espanhol irá ver ao seu tempo total serem acrescentados os 15 minutos regulamentares, pelo facto de ontem ter trocado de motor na sua KTM.
No final da especial o piloto português salientou que “perdi algum tempo na passagem pelo primeiro dos dois rios que havia para atravessar nesta etapa. Depois fiz uma gestão cautelosa do meu andamento, porque esta noite não vamos ter assistência e era importante poupar a moto e os pneus para o dia de manhã”.
A etapa de amanhã liga Arequipa a Nazca cuja especial terá cerca de 245 quilómetros para motos e quadriciclos. A especial não será fácil e os concorrentes terão à sua espera cerca de 20 quilómetros de dunas encadeadas umas atrás das outras sem interrupções. Os pilotos mais habéis e mais velozes na transposição de dunas poderão ter alguma vantagem principalmente porque estamos a três dias de terminar a corrida.
por: Comunicado de Imprensa