| | | | | | | | |   

Dakar saí do Chile com duelo em aberto pela liderança

11 January , 2012

Os primeiros automóveis e motos já chegaram ao final da décima etapa do Rali Dakar e avançam em direção a Arica, cumprindo uma longa longa ligação em asfalto. Nesta jornada, a surpresa foi a vitória da Husqvarna 450 do espanhol Joan Barreda Bort, que logrou bater Marc Coma e Cyril Desprès, cujo duelo está ao rubro: os dois pilotos da KTM vão sair do Chile separados por somente 21 segundos e se por enquanto Desprès ainda está à frente, a verdade é que Coma só hoje reduziu mais de dois minutos ao atraso que detinha.

Atento a este duelo e por certo na expetativa de algo que possa suceder aos seus mais diretos adversários, Hélder Rodrigues foi hoje o quarto mais rápido, conseguindo consolidar um pouco mais o terceiro lugar absoluto, ao passar a contar com uma vantagem de cerca de 33 minutos sobre Jordi Villadoms. Já Paulo Gonçalves teve um desempenho com altos e baixos, e depois de ter estado na frente acabou por não conseguir melhor que o 12º lugar. Mesmo assim, Gonçalves ainda reduziu ligeiramente o atraso sobre o concorrente anterior, aproximando-se do sexto lugar.

Quem recuperou foi Ruben Faria, que foi décimo na etapa e ascendeu ao 11º lugar da geral. Refira-se ainda que Pedro Bianchi Prata completa o pelotão português nas motos, prosseguindo tranquilamente, agora no 48º posto!

Animada está igualmente a corrida dos automóveis, quer hoje ficou marcada por novo duelo entre os Mini All4 de Joan Roma (na foto) e Stéphane Peterhansel. Com cerca de três quartos do percurso cumpridos, estes dois estavam separados por 51 segundos, ao fim de 298 km!

Nessa altura, o terceiro era ainda o Hummer de Robby Gordon, que pouco mais à frente parou 11 minutos, cedendo o terceiro lugar na etapa à Toyota Hilux de Giniel De Villiers. Nos derradeiros quilómetros, Peterhansel ainda reduziu a diferença, mas não conseguiu impedir Roma de ganhar por 21 segundos de vantagem! Este panorama permite desde já perspectivar algumas trocas de posições entre os primeiros, com Stéphane Peterhansel a passar a ser secundado pelo seu companheiro de equipa Joan Roma, que agora dispõe de 46 segundos de avanço sobre o Hummer de Gordon.

Por seu turno, Villiers ascende ao quarto lugar, à frente de Hollowczyc, que se atrasou substancialmente. Leonid Novitskiy mantém o sexto posto da geral, seguido pelo Great Wall Haval de Carlos Sousa, que perdeu alguns minutos para o piloto russo. Ricardo Leal dos Santos foi o quarto mais rápido durante grande parte da etapa, mas na fase final atrasou-se e era o sexto no último controlo antes da chegada, num ponto onde Sousa fechava o top-10.

Revista Todo Terreno


por:

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks