| | | | | | | | |   

Banho de lama depois da folga torna Dakar mais emotivo

9 January , 2012

Nada como um bom banho logo pela manhã, mas se esse for um banho de lama, quem gostará? Provavelmente ninguém, muito menos os concorrentes ao Rali Dakar, que esta manhã arrancaram de Copiapó e foram sujeitos, precisamente, a um verdadeiro banho de lama nos primeiros quilómetros!

Surpreendidos com estas condições aparentemente improváveis, especialmente se pensarmos que a prova se encontra no Atacama, considerado o deserto mais árido do mundo, os primeiros “motards” foram os mais sacrificados. As maiores vítimas foram Cyril Desprès (KTM) e Paulo Gonçalves (Husqvarna), cujas motos ficaram enterradas em lama, perdendo cada um deles uma posição em termos absolutos, ou seja, o francês foi ultrapassado pelo catalão Marc Coma (KTM), enquanto que o português trocou o quarto pelo quinto lugar, deixando Hélder Rodrigues (Yamaha) isolado em terceiro da classificação geral.

Refira-se que na etapa, a mais longa da prova, com um sector seletivo de 477 km cronometrados, os portugueses se evidenciaram por tomar conta do segundo e terceiro lugares, com Ruben Faria (KTM) a bater Hélder Rodrigues por escassos 10 segundos!

A corrida dos automóveis não trouxe grandes novidades: vitória para um Mini All4, seguido por um Hummer H3. Todavia, hoje o mais rápido a chegar a Antofagasta foi Juan Roma (na foto), seguido por Robby Gordon, enquanto Stéphane Peterhansel não passou do quarto lugar, perdendo cerca de cinco minutos para o norte-americano. Peterhansel passa assim a deter uma vantagem de apenas 7m36s sobre Gordon, uma diferença menos confortável, que pode desfazer-se com um simples furo…

Carlos Sousa foi, por sua vez, o sétimo melhor da jornada, mas de pouco lhe serviu o esforço, já que reduziu apenas cerca de dois minutos e meio ao atraso que o separa do concorrente anterior, em termos absolutos, o russo Leonid Novitskiy, precisando de ganhar-lhe pelo menos mais 16 minutos para recuperar o sétimo lugar. Finalmente, assinale-se mais uma boa prestação de Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiuza, nonos na etapa com o Mini All4, mas ainda distantes de reentrar para o restrito “clube” dos dez primeiros classificados.

Classificação na etapa

Classificação após 8ª etapa

Revista Todo Terreno


por:

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks