| | | | | | | | |   

Carlos Sousa sobe a oitavo da geral

4 January , 2012

apenas um segundo o separa do vencedor da última edição

O piloto português do Team Great Wall Motors continua a subir na classificação e repetiu hoje o sexto lugar conseguido na especial inaugural, recuperando mais um lugar na geral automóvel e ganhando tempo a três dos seus adversários mais diretos… 

Naquela que foi até agora a mais seletiva especial deste Dakar 2012, com 327 km repletos de pequenas armadilhas e subtis mudanças de direção, Carlos Sousa apresentou-se já em boa forma – após a gripe que o atacou na véspera –, repetindo o sexto lugar da jornada inaugural e subindo já a oitavo da geral, embora a somente 1 segundo do sétimo classificado e vencedor da última edição.

“Foi uma etapa bastante exigente e particularmente dura na sua fase inicial, onde preferi jogar pelo seguro para evitar furar, algo que tem sido recorrente nos dois últimos dias. Após alcançarmos um topo a quase 3.500m de altitude, fomos aumentando gradualmente o ritmo e acabámos por fazer aquela que é, para já, a nossa melhor etapa neste Dakar, após os pequenos contratempos sofridos nos últimos dias”, resumiu Carlos Sousa à chegada a Chilecito, na província argentina de La Roja, já ao final desta noite.

Numa especial que contou com mais de 400 notas de navegação e que foi mais uma vez disputada sob altas temperaturas, o piloto português fez uso da sua enorme regularidade e experiência para evitar as muitas armadilhas do percurso e imprimir um ritmo suficientemente rápido para voltar a subir na geral e ganhar tempo a três dos seus adversários mais diretos na classificação, num dia em que cedeu pouco mais de um minuto para o líder da corrida à partida desta manhã:

“Estou a aprender o carro a cada dia e como é natural sinto-me cada vez mais confiante. Tenho vindo a fazer pequenas alterações no set-up do SUV Haval, procurando encontrar uma solução para a excessiva tendência que o carro tem de fugir de traseira… Mas não tem sido fácil, até porque a equipa está também ainda a aprender o carro. À parte disso, a grande dificuldade tem sido mesmo manter um ritmo constante com este calor abrasador! Felizmente, já baixou a febre e não tive hoje nenhum concorrente distraído a tapar-me o caminho, pelo que pude guiar já mais concentrado, numa especial que exigiu também muito trabalho de navegação”, completou o piloto do Team Great Wall Motors, destacando o bom desempenho do seu mais recente navegador, o francês Jean-Pierre Garcin.

Nota ainda para o excelente 21º lugar conseguido hoje pelo seu colega de equipa, o chinês Zhou Yong, que assim continua a recuperar paulatinamente na geral após o considerável atraso sofrido logo na etapa inaugural.

Amanhã, quinta-feira, os concorrentes cumprem a última especial desta edição integralmente disputada em território argentino, entre Chilecito e Fimbalá, num total de 423 km. Uma vez mais, a Organização diferenciou o percurso para cada categoria, pelo que a especial cronometrada terá 177 km para os automóveis e camiões e 265 km para motos e quads.

Em qualquer dos casos, a atenção deverá ser redobrada nesta especial, a fim de se evitarem erros de navegação, num percurso onde as principais dificuldades para carros e camiões estão reservadas para a… areia.


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks