| | | | | | | | |   

Krzystof Hollowczyc ascende ao comando no Dakar

3 January , 2012

Um terá partido bem fresquinho, o outro a curar no corpo uma pequena gripe. Estamos a falar de Ricardo Leal dos Santos e de Carlos Sousa, os dois pilotos oficiais que nesta edição representam a bandeira portuguesa ao mais alto nível, defendendo as cores da equipa oficial da Mini e do construtor chinês Great Wall. E a verdade é que ao fim de apenas uma trintena de quilómetros, dos 208 km que compõem o sector selectivo reservado aos automóveis e camiões nesta terceira etapa, entre San Raphael e San Juan, enquanto que Leal dos Santos era o segundo mais rápido, logo após Stephane Peterhansel, Carlos Sousa era o décimo.

Volvidos 160 km, este panorama já se tinha alterado um pouco e o comando era agora protagonizado pelo Mini All4 de Nani Roma, que levava apenas 13 segundos de avanço sobre o polaco Krzysztof Hollowczyc, também da Mini, enquanto Leal dos Santos estava em quinto, com cerca de um minuto de vantagem sobre Peterhansel, seguindo-se Carlos Sousa em nono, a recuperar terreno!

Nos últimos quilómetros, Nani Roma e Hollowczyc adiantaram-se ligeiramente à caravana, confirmando as duas primeiras posições, separados entre si por um minuto e nove segundos. Graças a este resultado, Hollowczyc ascendeu ao comando, dispondo de 54 segundos de vantagem sobre o Hummer H3 de Robby Gordon. Peterhansel, pelo seu lado, caí do primeiro para o quinto posto. Esta fase final foi madrasta para Ricardo Leal dos Santos, que perdeu o contacto com os homens da frente, enquanto que Carlos Sousa assegurou o regresso ao “top ten”, subindo diretamente para o nono lugar, depois de ter sido o 11º nesta etapa.

Enquanto isso, nas motos, o francês Cyril Desprès ganhou a etapa diante do holandês Franz Verhoeven, enquanto a Husqvarna do português Paulo Gonçalves foi terceira, por apenas dois segundos de diferença sobre o anterior. Hélder Rodrigues, por sua vez, assegurou o quarto posto com a Yamaha. Em termos absolutos, Desprès é o novo líder nas motos, batendo Coma (que se atrasou devido a um erro no percurso) por dez minutos 12 segundos, enquanto Hélder Rodrigues subiu para o quinto lugar, a quase 20 minutos do primeiro. Paulo Gonçalves é agora o sétimo, contando com uma penalização de seis minutos que implicou perder um lugar. Menos feliz nos quilómetros finais, Ruben Faria quedou-se pelo 17º posto na etapa, ocupando agora o 15º lugar da geral.

Classificação da 3ª etapa

Classificação geral, após a 3ª etapa

Revista Todo Terreno


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks