O piloto entrou com o pé direito no Dakar 2012 ao conseguir o sexto melhor tempo da geral, concluindo os 57 quilómetros do primeiro troço cronometrado em 33m04s.
À chegada, Carlos Sousa confessou-se “algo surpreendido pelo resultado final, uma vez que não sentia ainda total confiança no carro e acusou alguma falta de ritmo nos primeiros quilómetros. Nesse contexto, este resultado foi uma surpresa bastante positiva, numa especial de dificuldade média e já com pistas muito técnicas e algo acidentadas pela passagem das motos”.
Oitavo carro a largar esta etapa inaugural, que ligou Mar del Plata a Santa Rosa de la Pampa, num total de 820 km, o piloto poderá orgulhar-se de ter obtido o melhor resultado de sempre de uma equipa chinesa no Dakar.
O piloto referiu, ainda, que a maior dificuldade deste primeiro dia foi o desconforto sentido relativamente à posição de condução, algo que já se tinha queixado durante os testes realizados com a equipa em Marrocos: “Vinha sentado muito junto ao volante e sem muito espaço para fletir os braços. Isso foi notório sobretudo na passagem pelas primeiras dunas, que por serem muito macias e terem muito público à volta obrigavam-me a muitas correções com o volante. Enfim, é algo que vamos agora corrigir na assistência, embora sabendo de antemão que o habitáculo deste Great Wall é um pouco mais apertado que o Mitsubishi a que estava habituado. À parte disso, tudo está perfeito com o carro, pelo que vamos já começar a concentrarmo-nos na etapa de amanhã, que será bastante mais longa e rápida do que esta, exigindo grande concentração do início ao fim”.
A etapa de amanhã, que liga Santa Rosa de la Pampa a San Rafael, na Argentina, terá um total de 777 km, incluindo 290 km de troço cronometrado, num percurso que incluirá pistas muito rápidas de início e a passagem por uma série de dunas na aproximacao a Nihuil l, região que no passado conheceu uma intensa atividade vulcânica.
por: Albano Loureiro