| | | | | | | | |   

Carlos Sousa já verificou

31 December , 2011

A menos de 24 horas do início oficial da 34ª edição do Dakar, e já grande expectativa entre toda a caravana presente em Mar del Plata, uma das mais populares estancias balneares da Argentina, localizada a cerca de 400 km da capital Buenos Aires, e que este ano acolhe pela primeira vez a partida do maior rali do mundo.

Chegado na véspera, Carlos Sousa cumpriu logo ao início da manha de hoje, quando pouco passavam das 7h30 locais, as obrigatórias verificações administrativas e técnicas, num processo que se arrasta sempre por algumas horas, por toda a burocracia que implica, mas que decorreu sem qualquer problema para toda a equipa da Great Wall Motors, este ano bem mais numerosa que nas ultimas duas edições e também muito mais requisitada pela Imprensa internacional.

“Percebe-se que existe uma grande curiosidade e expectativa em volta de toda a equipa, quer da parte do muito público aqui presente, quer da parte dos jornalistas estrangeiros, que nos colocam entre os principais outsiders desta edição. Acima de tudo, e fantástico voltar a viver estes momentos e poder reencontrar muitos amigos que já não via há quase dois anos”, afirma o piloto português neste seu regresso a América do Sul e a prova que ja disputou por 12 ocasiões, a ultimas das quais em 2010.

“Apesar do ambiente ser bastante festivo, nota-se que não há tanta confusão como havia há dois anos em Buenos Aires, onde terão estado mais de 500 mil pessoas na rua a assistir a partida. De qualquer forma, já se sente aquela atmosfera própria do Dakar, com toda a gente a pedir-nos autógrafos e a querer tirar uma foto connosco ao lado do carro”, prossegue Carlos Sousa, num dia que terminou com a tradicional cerimonia de apresentação ao publico, com a passagem de cada um dos 465 veículos inscritos (171 carros, 185 motos, 76 camiões e 33 quads) pelo pódio da partida. “Costumo sempre dizer que este e o ‘dia zero’ do rali, já que apos passarmos simbolicamente pelo pódio de partida e colocarmos o carro em Parque Fechado, entramos finalmente em ‘modo Dakar’. A partir daqui e ao longo dos próximos 15 dias, começam as verdadeiras dificuldades e instala-se uma espécie de nervoso miudinho entre todos os participantes”, explica o piloto oficial do Team Great Wall Motors a poucas horas de largar para a primeira de 14 etapas do Dakar 2012, numa edição que levara os concorrentes desde Mar del Plata, na Argentina, ate Lima, no Peru, país que acolhe o evento pela primeira vez, num total de 8.363 km, dos quais 4.406 cronometrados.

“A expectativa geral e que vai ser uma edição bastante dura, talvez das mais duras de sempre aqui na América do Sul, com as principais dificuldades a estarem reservadas sobretudo para a segunda metade de prova, algo que me parece bastante positivo, pois terei tempo de adaptar-me ao carro e ganhar algum ritmo competitivo nos primeiros dias, a começar já pela etapa de amanha”, como admite Carlos Sousa, que encarara este primeiro dia “quase como de um shakedown se tratasse”.

A própria Organização do Dakar apresenta esta primeira etapa, entre Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa, como um pequeno aperitivo que será servido aos competidores em plena praia, num percurso seletivo de apenas 57 km, maioritariamente em areia, a que se seguira uma extensa ligação de 763 km ate ao final da etapa.


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks