Depois do merecido descanso a prova regressou fora de estrada e os portugueses deram boa conta de si. Carlos Sousa e Miguel Ramalho estão em subida acentuada. Hoje, entre Tucuman e Córdoba os portugueses levaram o chinês Great Wall ao 6º lugar da classificação geral, atrás de De Villiers (Toyota) e à frente de Novitsky (Mini). Com este resultado, e aproveitando também os problemas de Al-Attiyah, Carlos Sousa sobe ao 6º lugar da classificação geral, estando a pouco mais de 13 minutos do BMW de Orlando Terranova e Paulo Fíuza, hoje 3º na etapa e 5º na classificação geral. Nani Roma (Mini) foi o mais rápido à chegada a Córdoba, seguido de Peterhansel a mais de quatro minutos
Agora Stéphane Peterhansel está mais calmo no comando, sem a presença de Al-Attiyah e com De Villiers (Toyota) na 2ª posição a quase 50 minutos de diferença. Novitsky (Mini) é 3º da geral e Roma o 4º, mostrando bem o controlo da Mini neste Dakar, apenas com as intromissões de um Toyota (De villiers), um BMW (Terranova) e um Great Wall (Sousa), nos seis primeiros classificados da geral.
Entre as motos Ruben Faria (KTM) mostra-se simplesmente fantástico, respondendo com classe a muitos outros protagonistas. Hoje foi 4º na etapa, e é o comandante absoluto deixando Després na segunda posição e Lopez no terceiro posto, todos em KTM. Hélder Rodrigues em Honda está a subir gradualmente. Hoje foi 5º classificado um minuto atrás de Ruben Faria, subindo agora ao 7º lugar da classificação geral. Paulo Gonçalves (Husqvarna) foi 7º na etapa, encontrando-se no 19º lugar da geral. Bianchi Prata (Husqvarna) conseguiu hoje a 16ª posição e Mário Patrão com problemas, foi apenas 70º, estando no entanto no 41º lugar da geral.
Um balanço muito positivo para os portugueses, com Ruben Faria a mostrar-se um verdadeiro diamante entre os melhores motards do mundo e Carlos Sousa a mostrar como é possível alcançar bons resultados, mesmo ao volante de um carro chinês…
Classificação na etapa
Classificação geral após a 9ª etapa
por: António Xavier









