| | | | | | | | |   

A etiqueta europeia de pneus chegou, ainda que com limitações

31 October , 2012

Entra oficialmente em vigor amanhã em toda a Europa a nova etiqueta de pneus que surge com a aspiração de destacar as prestações em eficiência e segurança dos novos pneus mas que deixa de fora a classificação de outros critérios igualmente importantes no rendimento dos mesmos.

A etiqueta europeia de pneus foi criada com o objetivo de ajudar os consumidores a comprar pneus mais amigos do ambiente e mais seguros a partir de três critérios indicados: resistência ao rolamento, travagem em piso molhado e nível de ruído exterior. A partir de hoje todos os pneus para veículos de passageiros e pesados devem incluir esta informação no ponto de venda.

A Goodyear dá as boas-vindas à nova legislação, mas destaca que a etiqueta europeia apenas reflete alguns dos aspetos mais importantes que têm impacto no rendimento dos pneus.

Jean-Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, comenta: “A nova etiqueta tem um enorme potencial para melhorar a segurança, eficiência económica e meio ambiente na Europa. Os nossos estudos mostram que se todos os veículos europeus circulassem equipados com pneus de classificação A poderia poupar-se 27 biliões de euros em combustível por ano. Isto significaria uma redução das emissões de CO2 em 20 milhões de toneladas. A diferença entre optar por pneus de classificação G ou A em travagem em piso molhado pode implicar uma redução de 30% na distância de travagem numa estrada molhada, parando 18 metros antes. Esta distância equivale aproximadamente a 4 carros de passageiros”.

“Contudo, a etiqueta apenas serve de ponto de partida para os consumidores e gestores de frotas que devem olhar para além desta informação e considerar outros critérios que afetam o rendimento geral de um pneu. Para colocar tudo em perspetiva, a Goodyear testa cerca de 50 fatores diferentes durante o processo de desenvolvimento dos pneus incluindo manobra em piso seco e molhado, estabilidade lateral e estabilidade a alta velocidade e outros pontos cruciais relacionados com a segurança como a resistência à aquaplanagem em curvas e em retas que também não são indicadas.”

Algumas das maiores poupanças vão ser para as frotas comerciais, explica Emmanuel Robinet, diretor de avaliação de pneus na Goodyear: “A resistência ao rolamento contribui para cerca de 30% do consumo de combustível num camião, por isso escolher os pneus adequados pode ajudar a reduzir de forma considerável o consumo. A redução de potencial impacto ambiental pode ser enorme e as poupanças financeiras calculadas podem chegar aos 7000€ durante a vida dos pneus – suficiente para que um gestor de frotas possa comprar um novo conjunto de pneus.”

A TÜV, empresa independente de testes, também destaca as limitações da nova etiqueta europeia. Michael Staude, gestor do departamento de pneus e jantes da TÜV SÜD Automotive, comenta: “A etiqueta europeia de pneus é um pouco como uma vela. Emite uma pequena luz sobre os aspetos que afetam o rendimento dos pneus, mas não se compara à luz de uma tocha. Alguns aspetos específicos não são refletidos na informação apresentada na etiqueta. Os pneus de inverno são um exemplo claro. Esta limitação deve ser tida em conta por quem compra pneus. Devem perguntar sobre mais detalhes nas oficinas em vez de esperar que a etiqueta indique tudo o que precisa de saber”.

“O sucesso do processo vai depender da aplicação, ou seja, cada um dos 27 estados membros da UE deve ser responsável pelo seu cumprimento no próprio país. Deve existir um sistema eficaz de sanções para fazer cumprir a legislação que potencie a credibilidade da etiqueta. A aplicação efetiva vai garantir uma igualdade das condições para todas as empresas de pneus e garantir que o público, vendedores e todos os outros grupos de interesse não se confundam comprando pneus inferiores que tenham sido incorretamente etiquetados, seja acidentalmente ou deliberadamente,” concluiu Staude.


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks