| | | | | | | | |   

TOYOTA Racing revela TS 030

26 January , 2012

O híbrido de competição para o Campeonato Mundial de Endurance FIA 2012

A TOYOTA Racing anunciou os detalhes da sua participação no Campeonato Mundial de Endurance FIA, com dois monolugares.

A nova equipa, a TOYOTA Motorsport GmbH (TMG) sedeada em Colonia, Alemanha, vai fazer a sua estreia em prova a 5 de Maio nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a  segunda corrida do Campeonato do Mundo de Endurance FIA.

Com dois TS 030 HYBRID, equipados com a tecnologia híbrida, a TOYOTA Racing vai  participar na mítica prova 24 horas de Le Mans (16-17 de Junho), nas 6 horas de  Silverstone (25 de agosto) e nas 6 horas do Monte Fuji (14 de outubro) com o carro  desenvolvido dentro de portas, com o código TS030. A participação nas restantes  provas ainda não está completamente confirmada.

Com a formação de pilotos já confirmada para o primeiro carro, constituída por Alex  Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, ainda estão em aberto os pilotos para o  segundo TS030. Por outro lado, o italiano de Pescara, Andrea Caldarelli, juntou-se à  equipa TOYOTA Racing como piloto júnior.

O HÍBRIDO TS030 é o sucessor da TOYOTA nos automóveis icónicos TS010 e TS020  que participaram também em Le Mans, demonstrando elevada competitividade ao  alcançarem o pódio durante a década de 1990. A designação TS é um acrónimo para o
TOYOTA desportivo.

A TOYOTA foi o primeiro construtor a confirmar a sua participação no Campeonato do  Mundo de Endurance FIA recorrendo a um sistema híbrido, salientando a abordagem  pioneira para esta tecnologia, que conta com mais de 3,5 milhões de veículos híbridos
TOYOTA comercializados em todo o mundo.

O sistema de propulsão TOYOTA Hybrid System – Racing (THS-R) foi desenvolvido  para proporcionar máxima performance; integrando o novo motor V8 de 3.4 litros a  gasolina atmosférico aliado a um sistema híbrido com armazenamento da energia em
condensadores, desenvolvidos pelo parceiro oficial da equipa, Nisshinbo.  

A equipa vai avaliar a performance do HÍBRIDO TS030 no primeiro teste realizado  segundo os regulamentos atuais. O TS030 vai utilizar um sistema que possui um  motor elétrico dianteiro produzido pela Aisin AW e um motor elétrico na traseira  desenvolvida pelo parceiro oficial DENSO.

Os regulamentos limitam os sistemas híbridos na recuperação máxima de energia a v500kJ entre as travagens, ao mesmo tempo que restringem a aplicação da energia a apenas duas rodas.  

Tal como acontece nos veículos convencionais “puro” híbridos Toyota, a energia  elétrica proveniente da travagem é aproveitada para que o HÍBRIDO TS030 possa  andar apenas em modo puramente elétrico, atingindo assim as zero emissões de  gases poluentes e ausência de consumo de combustível.

Um novo chassis em fibra de carbono com as especificações da categoria LMP1 foi  totalmente desenvolvido e produzido nas instalações da Toyota Motorsport na  Alemanha, local onde todo os restantes componentes do TS030 foi montado e  preparado para a estreia em Paul Ricard em Janeiro.

Durante a sessão exclusiva de testes realizadas na pista francesa, que incluiu testes  noturnos, o HÍBRIDO TS030 completou várias centenas de quilómetros, mostrando  um nível impressionante de fiabilidade e elevado desempenho ainda numa fase muito
precoce do programa de desenvolvimento do carro, transmitindo confiança a toda a  equipa.

Alex Wurz e Nicolas Lapierre rodaram bastante rápido com o HÍBRIDO TS030,  aplicando toda a sua experiência na pista de Paul Ricard, ao mesmo tempo que  apoiaram o piloto japonês de 30 anos, Hiroaki Ishiura na sua adaptação ao carro, uma  vez que se trata de um candidato para se juntar à formação da equipa TOYOTA Racing  nas corridas em que esta vai participar com dois carros.

Os parceiros oficiais para o desafio TOYOTA Racing – TS030 – incluem a ZENT, a Aisin,  a Nippon Steel, a Takata, a Toyoda Gosei e a Michelin.


por:

Tags: , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks