A grande novidade do Riyadh Rally é a presença do português Paulo Fiúza com Peterhansel. Ambos participam juntos na penúltima prova do campeonato de todo terreno da Arábia Saudita. Fiúza e o recordista de vitórias no Rali Dakar alinham com um dos novos Mini John Cooper Works Buggy do Team X-Raid. A ideia é completarem a preparação para o próximo “Dakar”, ensaiando o carro em condições reais no terreno onde em Janeiro se irá correr a grande maratona!
A escolha do navegador português para correr com Stéphane Peterhansel deve-se a dois aspectos. Por um lado, ao impedimento de Andrea Peterhansel poder acompanhar o marido e, por outro, à experiência que Pauo Fiúza já adquiriu em provas na Arábia Saudita. Além, evidentemente, da experiência de Fiúza como mecânico: melhor que ninguém, é capaz de desmontar um carro, se for preciso reparar alguma coisa no terreno? Quanto a Andrea “Mayer” Peterhansel, que desde o final do ano passado fazia dupla com Stéphane, para já “chumbou” nos exames médicos. Antes do início de cada temporada, o Team X-Raid tem por hábito sujeitar todos os seus elementos a aturados exames médicos. E nos recentes exames, os resultados da antiga piloto alemã não foram conclusivos e fizeram a equipa suspender a sua participação.
Andrea Peterhansel em dúvida para o “Dakar”
Enquanto a equipa aguarda pela realização de novos exames a Andrea Peterhansel, para já foi determinado que Paulo Fiúza irá sentar-se ao lado de Stéphane Peterhansel. A propósito do português, o piloto refere que “conheço bem o Paulo desde há muitos anos. Não só como navegador, mas também das sessões de testes que fizemos em conjunto, para a X-Raid. E nesta prova, tê-lo por companheiro será uma vantagem adicional, pois sei que conhece bem o terreno, graças à presença em provas anteriores”.
Quanto ao Riyadh Rally, compreende um percurso de 958 quilómetros, dos quais 530 são cronometrados. Hoje mesmo cumpre-se o prólogo, num pequeno troço de quatro quilómetros. Sexta-feira, disputa-se um longo sector selectivo, sempre em redor da capital saudita, com 470 quilómetros. Finalmente, no sábado, a prova termina com um último sector cronometrado, de 160 quilómetros. Adiante-se que o Team X-Raid alinha um segundo Mini John Cooper Works Buggy para o líder do campeonato saudita: Yasir Seaidan, que terá como navegador o russo Alexey Kuzmich.
Texto: Alexandre Correia Fotos: X-Raid/D.R.
por: Alexandre Correia