Hélder Rodrigues vence em Iquique
Os portugueses continuam em alta nas duas rodas. Por terras chilenas, o piloto da Honda Hélder Rodrigues foi o grande vencedor da tirada entre Antofagasta e Iquique. Mas o êxito das cores lusas também passa por Paulo Gonçalves (Honda)que foi 3º na etapa 1m42 atrás de Hélder Rodrigues e 32 segundos depois de Price. Ruben Faria também continua na luta. Foi o 8º na etapa, logo atrás de Barreda e Coma. Na classificação geral, os dois espanhóis dividem favoritismos, com Barreda a comandar e Coma a 12m27. Mas os portugueses estão sempre muito atentos. Paulo Gonçalves é 3º a 17m27, enquanto Hélder Rodrigues sobe ao 6º lugar, agora a 36m04 e Ruben Faria é 7º a 40m27.
Se nas motos a luta Honda/kTM será uma constante ao longo de toda a prova, também nos automóveis continua instalada a “guerra” entre os Mini All4 Racing e as Toyota Hilux. Na 6ª etapa Nasser Al-Attiyah (Mini) voltou a ser o mais forte e reforçou, embora por pouco, o comando perante Giniele De Villiers (Toyota), com apenas 37 segundos de diferença. Alrahji (Toyota) aguentou-se no balanço e está perto dos dois homens da frente com Nasser a liderar com 11m12 de avanço para De Villiers e 28m44 para Alrahji. Depois… tudo já está a mais de uma hora de diferença. Carlos Sousa foi 13º na etapa e está agora na 8ª posição da geral a 1h42m45 de Nasser Al-Attiyah. Problemas para a nissan Navara de Ricardo Leal dos santos obrigaram o piloto a ser 67º no 6º dia de prova e cair para o 30º lugar da classificação geral.
Sábado é dia de descanso para as motos e os automóveis fazem a ligação entre Iquique e Uyuni durante 717 km, dos quais 321 serão percorridos ao cronometro.
por: António Xavier