Sonho concretizado… com um mês de atraso. Depois de estar muito perto de vencer o seu primeiro rali de asfalto no WRC na Alemanha, em Agosto, Latvala despistou-se e hipotecou a concretização de objectivo que há muito procurava. Mas foi só uma questão de tempo. O piloto da Volkswagen dominou o Rali de França do início ao fim e bateu Andreas Mikkelsen, seu companheiro de equipa, que ficou em segundo. Na terceira posição terminou Kris Meeke, em Citroën.
O líder do Mundial, Sébastien Ogier, não conseguiu recuperar do atraso do primeiro dia e apenas obteve os três pontos da vitória na power stage. O francês podia sair do rali do seu país já campeão do Mundo, mas não conseguiu esse objectivo. Ainda assim, tem uma vantagem que lhe permite gerir nas últimas duas provas para voltar a levantar o ceptro.
Dani Sordo ficou em quarto, mas só conseguiu recuperar esse lugar no derradeiro troço da prova. O espanhol teve um duelo muito intenso com Robert Kubica. O polaco atacou no último dia e passou o seu rival. Mas um erro na classificativa final resultou numa saída de estrada e na desistência. Assim, Mikko Hirvonen subiu ao quinto posto.
No campeonato, Ogier está na frente, com 217 pontos. Latvala encurtou a diferença mas, mesmo assim, está a 27 pontos do líder. O próximo evento é o Rali de Espanha (Catalunha) entre os próximos dias 23 e 26.
por: João Picado