Com os títulos de campeões do Mundo de pilotos, para Sébastien Ogier, e de construtores já assegurados, a Volkswagen está no Rali da Grã-Bretanha, que se realiza em Gales, à procura do final perfeito de uma época de sonho para as cores da formação de Wolfsburgo. E após os dois primeiros dias de competição (ontem já houve troços ao fim do dia), esse objectivo está a ser conseguido, com Sébastien Ogier e Julien Ingrassia no primeiro lugar e a segunda dupla da formação germânica, com Jari-Matti Latvala ao volante do Polo WRC, em segundo a 20,1s da liderança.
O terceiro lugar é ocupado pelo actual segundo classificado do campeonato, Thierry Neuville, que faz o último rali com a M-Sport pois já assinou com a Hyundai para 2014. Em contraponto está a Citroën. A formação francesa que dominou o WRC na última década já perdeu Mikko Hirvonen. O finandês teve um aparatoso acidente na terceira especial do dia depois do seu co-piloto, Jarmo Lehtinen, se ter perdido nas notas e não ter dado a indicação ao seu piloto para este reduzir de sexta para quinta velocidade.
“Foi um grande acidente”, confessou Hirvonen depois de ter explicado o que aconteceu. Para além da dupla finlandesa ter ficado de prova, Dani Sordo, piloto do segundo Citroën oficial, é nono e Robert Kubica, que se estreou com um WRC depois de ser campeão do WRC2, também saiu de estrada. Contudo, o polaco espera regressar amanhã.
Deste modo, o quarto e quinto postos são ocupados por homens da M-Sport que competem em Ford Fiesta. Mads Ostberg segue atrás de Neuville e Novikov fecha o lote dos cinco primeiros.
O líder Ogier confessou que durante as especiais da tarde “era mais difícil manter o carro a trajectória” porque “o piso está mais escorregadio”, mas mesmo assim deu para controlar, enquanto Latvala lamentou ter “demorado demasiado tempo a acordar.
Entre os participantes no WRC2, sem Kubica é Elfyn Evans que lidera, à frente de Higgins e de Ketomaa. Amanhã, as equipas têm mais sete classificativas pela frente. O Rali da Grã-Bretanha termina no domingo.
por: João Picado