Os tempos do WRC dominados por um só piloto começaram quando apareceu um tal de Sébastien Loeb. Durante uma década, o francês venceu nove vezes e os adversários tiveram de se contentar com os segundos lugares. Entretanto, o piloto da Citroën achou que estava na hora de baixar o ritmo e este ano faz apenas quatro ralis, tendo ganhou dois em três participações.
Mas sem Loeb para dominar o Mundial de ralis, surgiu outro Sébastien, que tem Ogier como apelido, para manter o legado. O piloto da Volkswagen está verdadeiramente imparável e, na Sardenha, somou a quarta vitória em seis ralis já realizados em 2013. Desta vez, o francês triunfou com uma vantagem de 1m16,8s para a surpresa desta jornada do WRC, Thierry Neuville. O belga do Ford Fiesta tem vindo a crescer na categoria máxima da disciplina a nível internacional e mostrou que tem condições para lutar pelos lugares no pódio com regularidade.
No terceiro posto ficou Jari-Matti Latvala que voltou a ter problemas, desta vez com um furo no Polo logo no primeiro dia, mas que se tem tornado mais consistente e obtém resultados positivos. O finlandês ficou a 1m48s do vencedor mas confessou que neste momento está mais rápido e que só precisa de gerir melhor os pneus para fazer frente ao seu companheiro de equipa.
Ogier, por seu turno, não se queixa de nada. “Gerimos o rali de forma perfeita. Andámos depressa quando precisámos e fomos cuidadosos em secções mais duras e perigosas para o estado dos pneus. No final, foi um triunfo perfeito”, afirmou o líder do Mundial que soma agora 154 pontos, mais 64 do que o segundo classificado, Latvala. O terceiro é Neuville, que tem 70 pontos.
Quem deve andar à procura de uma forma de tentar recuperar algum do sucesso mais recente é a Citroën. Sem Loeb, a equipa gaulesa ainda não conseguiu ganhar e na Sardenha o melhor que conseguiu foi o quarto posto de Daniel Sordo. Mikko Hirvonen não chegou, sequer ao fim. O finlandês teve uma saída de estrada, ficou com o carro preso e acabou por abandonar um pouco mais tarde.
Martin Prokop acabou por ser o primeiro privado, em quinto lugar da geral. Destaque, ainda, para nova vitória de Robert Kubica, a segunda consecutiva. O polaco é apenas quarto na classificação do WRC2 mas já mostrou que é um dos mais rápidos da competição.
O Mundial de ralis faz uma pausa para as férias de Verão. A competição regressa no início de Agosto, entre os dias 1 e 3, com o Rali da Finlândia.
por: João Picado