A equipa da TOYOTA Racing desempenhou um papel fundamental nas 6h de Spa-Francorchamps, tendo terminando na 4ª posição, na segunda prova no Campeonato Mundial de Endurance FIA.
Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi, ao volante do TS030 HYBRID #8, com especificações de 2012, realizaram uma boa corrida, terminado a apenas um lugar do pódio.
No entanto, a versão de 2013, tripulada pela equipa Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima no carro #7, foi obrigada a abandonar, apesar da estreia promissora desta versão e do ritmo muito competitivo na primeira parte da corrida.
Sensivelmente cumpridas as 3h de corrida, o sistema TOYOTA HYBRID System – Racing deixou de recuperar energia a partir das travagens e consequentemente o carro #7 sofreu um sobreaquecimento nos travões traseiros.
O TS030 HYBRID combina a travagem regenerativa com a travagem hidráulica tradicional, sendo ambas necessárias para a potência máxima de desaceleração. Desta forma, a equipa #7 após algumas voltas sem a travagem regenerativa teve que retirar-se da corrida por fadiga dos travões.
No inicio da corrida Nicolas que arrancou da 4ª posição e Sébastien na 5ª posição, ambos mostraram a sua determinação em conquistar um bom resultado imprimindo um ritmo muito rápido.
Nicolas demonstrou que o carro #7 era um forte concorrente à vitória, lutando de muito perto com os Audis, enquanto Sébastien se mantinha em quinto mas com ritmo certo.
Na primeira troca de condutor, Stéphane substituiu Sébastien no carro #8, enquanto a emocionante corrida entre Nicolas e os Audi terminou quando parou nas boxes para passar o volante do carro #7 a Kazuki.
A meio da corrida, a TOYOTA Racing aspirava um bom resultado, diminuindo a diferença para os Audis, apesar das diferenças a nível de pneus e estratégias de combustível.
Logo após a troca de pilotos no carro #8 com Anthony a assumir, a equipa sofreu o desalento de ter de abandonar quando Kazuki entrou nas boxes com o carro #7 e desistiu da corrida. Atendendo a este facto o Alex não chegou a competir.
O carro #8 manteve-se na corrida e em luta pelo pódio com Sébastien a cumprir esse desafio. Mas, mais tarde, um incidente com um carro mais lento atrasou a performance, contudo terminou a corrida levando TS 030 de especificações de 2012 até à meta.
por: Comunicado de Imprensa