A prova de abertura da época 2013 do Campeonato de Portugal de GT tem lugar este fim-de-semana no traçado espanhol de Aragon. Depois de ontem se terem realizado as três sessões de treinos livres, teve hoje lugar a sessão de qualificação. Na ‘pole’ estão os atuais Campeões em título Campaniço/Vieira que este ano se fazem acompanhar pelo finlandês Eskelinen no Audi R8 LMS.
Logo atrás dos líderes ficou a dupla da Sports & You, José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS AMG e no terceiro lugar o Ferrari 458 da AF Corse pilotado por Ramindra/Sbirrazzuoli.
Na categoria GT Cup foi o trio Baptista/Dias/Machado num Porsche 997 GT3 a levar a melhor.
As temperaturas baixas e algum vento marcaram os 60 minutos da qualificação que foi dividida em sessões de 15 minutos.
Desde cedo que o Audi R8 LMS se mostrou muito competitivo. A primeira qualificação ficou marcada pelo toque entre o Mercedes de Coimbra e o Porsche de António Cabral no final da reta da meta. Um desentendimento entre ambos causou o contato e como consequência a suspensão dianteira partida do Mercedes SLS assim como danos graves no chassis do Porsche, impedindo a sia participação na corrida ao final da tarde.
Há medida que as condições da pista iam melhorando o mesmo acontecia com os tempos. E o primeiro ataque à ‘pole’ acontecei com Sbirrazzuoli a volante do Ferrari 458 ao baixarem a barreira dos dois minutos. A grelha viria no entanto a ficar definida nos últimos minutos da última sessão. Campaniço entrou em pista determinado e fez o melhor tempo até então de 1.59.560. José Pedro Fontes não se ficou e bateu o crono para 1.59.560. Mesmo ao cair da bandeira xadrez Campaniço voltava a fazer o melhor tempo em 1.59.239 e a garantir a primeira ‘pole’ da época.
Na GT Cup depois do sucedido ao carro dos irmãos Cabral/Moleiro a luta ficou nas mãos de Baptista/Dias/Machado em Porsche e de Ferreira/Ferrão/Carvalho em Ferrari. a ‘pole’ viria a ficar nas mãos dos primeiros.
Resultados da Qualificação:
1º Campaniço/Vieira/
2º Fontes/Barbosa – Mercedes SLS AMG a 0.321
3º Ramindra/Sbirrazzuoli – Ferrari 458 a 0.356
4º Batista/Dias/Machado – Porsche 911 a 8.892
5º Coimbra/Silva – Mercedes SLS AMG a 10.430
6º Cabral/Moleiro/Cabral – Porsche GT3 a 1..816
7º Ferreira/Carvalho/Ferrão – Ferrari F430 a 12.274
8º Ramos/Figueiredo/Buri – Audi R8 LMS a 15.931