Apesar do sol já brilhar na ilha de São Miguel, as condições atmosféricas adversas que se fizeram sentir durante a noite agitam os destinos da prova açoriana. Muita chuva terá detriorado os pisos em alguns troços, e o imenso nevoeiro impediu que os pilotos realizassem os reconhecimentos como desejavam. Segurança acima de tudo, e portanto a organização vai cancelar a especial de Croa da Mata, a primeira do rali, e encurtar a quilometragem de São Brás/Vila Franca. Intactas ficam as especiais de Lagoa e Grupo Marques. Com esta decisão, o primeiro dia do Sata Rallye Açores deixa de ter a quilometragem suficiente para poder ser considerado etapa, passando portanto apenas a secção. A primeira etapa da prova açoriana passa a ser constituida pelos troços de hoje e pelos previstos para o dia de amanhã. Assim a ordem de partida escolhida pelos pilotos prioritários será a mesma para hoje e amanhã.
O troço de qualificação desta manhã definiu a ordem de partida, com o polaco Robert Kubica em Citroen DS3 RRC a ser muito mais rápido que a concorrência, ganhando quatro segundos a Jérémi Ancian em Peugeot 207 S2000 e deixando o líder do ERC 2013, Jan Kopecky (Skoda Fabia S2000) na terceira posição a cinco segundos de diferença.
Em relação aos portugueses, Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC) averbou o 5º melhor tempo, enquanto o campeão nacional Ricardo Moura, agora ao volante de um Skoda Fabia S2000, foi o 6º classificado, à frente de Bruno Magalhães em Peugeot 207 S2000.
Quem vai abrir a estrada para o primeiro troço será o francês Jean Michel Raoux, o concorrente que realizou o pior tempo na especial de qualificação.
por: António Xavier