O Veículo de Mobilidade Pessoal (PMV) TOYOTA i-ROAD – um novo meio de transporte que oferece uma maior flexibilidade em ambiente urbano – tem a sua revelação mundial no Salão Automóvel de Genebra 2013.
Dispondo de uma cabine fechada confortável para dois ocupantes sentados, o veículo elétrico (EV) compacto TOYOTA i-ROAD apresenta uma tecnologia exclusiva designada por ‘Active Lean’, proporcionando uma experiência de condução intuitiva, agradável e segura mesmo sem capacete, para distâncias até 50 km, com apenas uma única carga.
Empenhada em reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental associado aos meios de transporte, a Toyota tem investigado e implementado soluções de mobilidade amigas do ambiente há mais de 40 anos, na busca de uma gama de veículos ecológicos, concebidos para corresponder às necessidades de cada utilizador.
Através da adaptação da tecnologia Hybrid Synergy Drive® adaptada para os Veículos Híbridos Elétricos Plug-in (PHEV), Veículos Elétricos (EV) e Veículos a Célula de Combustível (FCV), a Toyota está a construir um futuro de vários tipos de veículos ecológicos que vão coexistir no futuro.
Com 2,350 mm de comprimento, 1,445 mm de altura e uma distância entre eixos de 1,700 mm, o ultracompacto veículo de três rodas TOYOTA i-ROAD tem como principal característica a largura de apenas 850 mm, idêntica à mesma de um veículo convencional de duas rodas. Este facto não coloca apenas o TOYOTA iROAD com a capacidade de realizar livremente manobras mesmo em situações de
tráfego muito congestionado, mas também torna possível estacionar quatro novos Toyota PMVs num único lugar de estacionamento previsto para um automóvel convencional.
O TOYOTA i-ROAD é um veículo zero emissões graças à sua motorização completamente elétrica que inclui a bateria de iões de lítio fornecendo energia a 2 motores elétricos de 2 kW instalados em cada uma das rodas dianteiras. Combinando uma forte capacidade de aceleração com um funcionamento quase silencioso, o novo Toyota PMV apresenta uma autonomia de 50 km, após os quais pode ser totalmente recarregado a partir de uma tomada doméstica convencional, durante apenas três horas.