Até 2020, a Mitsubishi tem nos seus planos dispor de uma gama com 20 por cento de modelos eléctricos. Faltam ainda sete anos, mas muitos dos passos no sentido de alcançar este objectivo já foram e estão a ser dados. E se modelos com o i-MiEV, no mercado desde 2009, e o novo Outlander PHEV, que em breve estará à venda, são já realidades, outros projectos começam a ganhar forma.
Dois desses projectos, ainda na condição de protótipos que apontam um futuro próximo, serão brevemente revelados: têm estreia marcada para 5 de Março, na abertura do Salão Automóvel de Genebra. E um destes interessa-nos particularmente. Trata-se do Mitsubishi Grand Runner HEV, uma pick-up de uma tonelada que combina propulsão de combustão, a diesel, com propulsão eléctrica, prometendo consumos e emissões abaixo da média.
A Mitsubishi adianta mesmo a média de CO2 por quilómetro inferior a 149 gramas, valor recorde nesta classe. A Grand Runner dispõe de tracção integral e o protótipo que será apresentado no certame suíço tem uma configuração de cabina dupla, com uma imagem que sugere a próxima geração da L200.
por: Alexandre Correia