A 6ª Etapa que ligou Arica a Calama teve um total de 767Km. A especial cronometrada estava dividida em duas secções, uma com 229Km e outra com 129Km.
Mais uma vez neste Dakar a estratégia da equipa oficial KTM / Red Bull funcionou em pleno, com Ruben Faria a fazer uma corrida de trás para a frente terminando a etapa na segunda posição atrás de Lopez e logo à frente de Cyril Despres. Com um ritmo rápido e constante Ruben Faria cedo saltou para os primeiros lugares controlando sempre de perto o andamento dos seus adversários e principalmente de Cyril Despres para não o ultrapassar na especial. O vencedor da Etapa foi o Chileno Lopez também em KTM que com este resultado ascende ao quarto posto da geral fazendo com que Ruben Faria seja agora o quinto da classificação geral. O que podemos dizer neste momento é que a luta pelos primeiros lugares neste Dakar está ao rubro com Ruben Faria a fazer parte dos pilotos que irão lutar até final num lugar no pódio, nunca esquecendo o seu papel de aguadeiro de Cyril Despres.
Ruben Faria: “Perfeito! É o que posso dizer sobre esta Etapa. Mais uma vez definimos uma estratégia e mais uma vez resultou em pleno. Uma Etapa difícil com muita pedra e muito pó. Consegui um bom ritmo de corrida mas sempre com uma grande margem de segurança e sempre a controlar a corrida do Cyril. Quero aproveitar este excelente resultado para agradecer a toda a equipa KTM / Red Bull pelo brilhante trabalho que têm feito todos os dias não só nas motos mas também comigo e com o Cyril, comida excelente e massagens milagrosas no final de cada Etapa. Aos meus patrocinadores e fãs o resultado de hoje é para vocês! Obrigado por todo o vosso apoio!”
Classificação 6ª Etapa
1º Lopez KTM 03:36:21
2º Ruben Faria KTM 03:38:55
3º Despres KTM 03:40:09
Classificação geral após a 6ª Etapa
1º Pain Yamaha 15:35:23
2º Despres KTM 15:37:45
3º Casteu Yamaha 15:40:11
(…)
4º Ruben Faria KTM 15:43:58
Amanhã disputa-se a 7ª Etapa entre Calama e Salta que terá um total de 806Km dos quais 220Km de especial cronometrada. Uma Etapa que vai subir à Cordilheira dos Andes até aos 4975 metros de altura. Será uma Etapa muito rápida. A primeira moto irá para a estrada ás 04h30 locais 09h30 em Portugal continental.
por: Comunicado de Imprensa