O CX-5, ‘crossover’/SUV compacto da Mazda Motor Corporation SUV, acaba de conquistar o troféu de ‘Carro do Ano 2012-2013’ no Japão, resultado que foi anunciado ontem pelo comité organizador da iniciativa nipónica.
O CX-5 foi o primeiro modelo a integrar a totalidade das tecnologias SKYACTIV* da Mazda, que inclui novos motores, transmissões, carroçaria e chassis. O modelo proporciona uma experiência de condução previsível e refinada, complementada com uma fantástica performance em termos ambientais e de segurança. É também o primeiro modelo a adoptar a nova temática de design da Mazda, denominada KODO – A Alma do Movimento. Com uma vitalidade e dinâmica aperfeiçoadas, o seu estilo lembra uma chita prestes a saltar sobre a sua presa.
O CX-5 equipado com o motor diesel limpo da nova geração SKYACTIV-D disponibiliza uma capacidade de potência comparável à de um bloco V8 de 4,0 litros a gasolina graças ao binário máximo de 420 Nm. Em simultâneo, alcança consumos no topo da classe dos SUV na ordem dos 4,6 l/100 km, com emissões de CO2 de apenas 119 g/km.
Em aproximadamente nove meses de vendas desde que se iniciou a comercialização do CX-5 em Fevereiro deste ano, a Mazda registou 37.000 encomendas no Japão, mais de 33.000 pedidos na Europa, num volume global superior a 128.000 unidades, mantendo-se forte a sua performance de vendas.
Registe-se que todos os modelos de passageiros, com expectativas de volumes de vendas anuais superiores a 500 unidades, anunciados ou lançados no Japão entre 1 de Novembro de 2011 e 31 de Outubro de 2012 estiveram a concurso na presente edição do ‘Carro do Ano’ nipónico. O último modelo Mazda a conquistar o troféu de ‘Carro do Ano’ no Japão foi o ‘roadster’ MX-5 em 2005. O CX-5 é o quarto Mazda a consegui-lo.
O Director Executivo Kiyoshi Fujiwara comentou: “Estamos muito satisfeitos em ver o CX-5 a conquistar este reconhecimento e apreciamos o enorme apoio e encorajamento dos nossos fãs. Estimulados por essa enorme honra, continuaremos a dedicar-nos à tarefa de criar automóveis tipicamente Mazda, a fim de continuar a ganhar o apoio dos nossos fãs e clientes rumo ao futuro.”
por: Comunicado de Imprensa