Bruno Oliveira/Vania Paim foram os mais rápidos na Super Especial da Baja Portalegre 500, quarta prova pontuável para o Desafio Total/Mazda 2012, competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal que tem lugar este fim-de-semana no Alto Alentejo. Pois esta quarta ronda do ano, continua a ser um dos pontos de interesse mais relevantes em torno do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, arrancou sob excelentes auspícios, com vários milhares de espectadores nos terrenos onde se desenhou a Super Especial que compunha este primeiro dia de competição.
Com sete Mazda BT-50 à partida, esta penúltima jornada da temporada é de importância fulcral, pois apesar de não poder decidir o título de pilotos, entregará o ceptro de navegadores. A verdade é que a luta pela vitória, quer entre pilotos, quer nos navegadores, está ao rubro e o triunfo de Bruno Oliveira/Vania Paim na Super Especial de hoje veio deixar uma vez mais bem patente que competitividade é coisa que não falta entre as ‘pick-ups’ japonesas. Aliás, a diferença desta tarde entre as três mais rápidas foi de apenas sete segundos, com o piloto do Açores Team a bater Durval Costa e o campeão em título João Rato, respectivamente 2º e 3º classificados neste primeiro dia.
“Correu tudo muito bem, como prova este registo mais rápido na Super Especial”, referiu Bruno Oliveira no final do troço-espectáculo. “Tentámos imprimir um ritmo cauteloso, face às rasteiras que podiam existir, mas simultaneamente rápido, equilíbrio que resultou na perfeição. Divertimo-nos imenso, frente a uma moldura humana muito significativa, com claros benefícios para os nossos patrocinadores, nomeadamente para a Região dos Açores”.
Segundo mais rápido, Durval Costa referiu que “o nosso objectivo era andar rápido para amanhã sairmos o mais à frente possível”, acrescentando que “a BT-50 mostrou-se impecável, numa pista com um traçado fantástico”.
Já João Rato considera positivo este 3º tempo, pois “já no ano passado ficámos nesta posição no prólogo e isso permitiu-nos controlar melhor os nossos adversários no dia seguinte, o que se revelou proveitoso porque acabámos por vencer a prova”.
Quanto ao restante pelotão das BT-50, os dois lugares seguintes foram ocupados pelos estreantes desta época – Miguel Paião em 4º e Etelvino Carvalho em 5º – seguidos de Carlos Pinto. A Mazda mais lenta foi a de Rui Lopes, piloto que no ano passado esteve na luta pelo ceptro de campeão até à prova de encerramento, em Fronteira.
Para amanhã está reservada a segunda etapa da prova, que se prevê com condições climatéricas muito adversas, com início pelas 07h15, com um primeiro sector de 167 quilómetros. Depois da Assistência e do reagrupamento no NERPOR, está agendado para as 12h00 o arranque para o segundo Sector Selectivo, este com 240 quilómetros.
DESAFIO TOTAL/MAZDA – Baja Portalegre 500
Classificação da Super Especial:
1º Bruno Oliveira/Vania Paim 5m15,65s
2º Durval Costa/José Motaco 5m21,58s
3º João Rato/Filipe Martins 5m22,85s
4º Miguel Paião/Gil Brito 5m23,66s
5º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves 5m25,71s
6º Carlos Pinto/Jorge Amaral 5m28,66s
7º Rui Lopes/Francisco Cabral 6m03,16s
por: Comunicado de Imprensa