Variadas evoluções técnicas permitem à CITROËN dar continuidade à sua política de redução dos consumos e das emissões de gases de escape em vários dos seus modelos.
A primeira etapa contempla uma melhoria da motorização HDi de 1,6 litros, graças à integração de novas tecnologias.
Adicionalmente, uma evolução da estratégia da gestão electrónica do DS5 Hybrid4 permite também a esta proposta garantir melhorias
A política aplicada desde há vários anos pela CITROËN visando baixar os níveis de consumo de combustível e das emissões de gases poluentes nos seus modelos alcançou hoje um novo patamar. As múltiplas evoluções técnicas permitem iniciar uma nova diminuição dos valores em vários modelos da sua gama. Outras versões de diferentes modelos irão beneficiar, nos próximos meses, destas melhorias.
A motorização HDi de 1.6 litros mais eficiente que nunca
Várias evoluções de relevo irão estar disponíveis na motorização 1.6 HDi. Estas evoluções permitem reduzir de forma sensível os consumos e emissões de CO2 em vários modelos da gama:
- O C3 e o DS3 e-HDi 90 com caixa de velocidades mecânica vêem o consumo, em circuito misto, passar para 3,5 l/100 km com emissões de CO2 de 91 g/km,
- O C4 Picasso e-HDi 110 com caixa manual pilotada e jantes de 16 polegadas alcança um consumo de 4,6 l/100 km e emissões de 120 g/km de CO2.
As modificações adoptadas para estas motorizações, produzidas na fábrica de Trémery (França), assentam principalmente nos seguintes pontos:
- Nova bomba de óleo de débito variável, que permite ajustar o esforço sobre o motor ao estritamente necessário,
- Novos óleos de motor e caixa de velocidades de pouca viscosidade para reduzir as perdas por fricção mecânica,
- Nova geração de juntas da cambota, para diminuir a força de aperto e, assim, o atrito,
- Polia da correia do alternador redesenhada para diminuir a tensão da correia,
- Bomba de vácuo com baixo atrito para evitar as perdas de energia.
Outros modelos da gama beneficiarão destas evoluções ao longo dos próximos meses.
O CITROËN DS5 Hybrid4 optimizado
A experiência adquirida pelos nossos especialistas permite tirar o melhor partido das novidades técnicas. O DS5 Hybrid4 propõe uma nova gestão do funcionamento do sistema híbrido-diesel. As evoluções incidem principalmente sobre a optimização da recuperação de energia na desaceleração e travagem e sobre uma nova gestão na utilização das baterias.
Esta optimização permite ao DS5 Hybrid4 alcançar consumos em circuito misto de 3,5 l/100 km (jantes de 17 polegadas) ou de 3,9 l/100 km (jantes de 18 e 19 polegadas). Em termos de emissões de CO2 são de respectivamente 91 e 102 g/km.
Estes novos valores reforçam a competitividade do DS5 Hybrid4 que beneficia, no mercado francês, de uma campanha de 4 000 € aquando da sua aquisição.
Fabricado em França, na fábrica de Sochaux, o DS5 acaba de receber uma nova distinção, com o Design Award da revista alemã Auto Bild, na categoria “Berlinas e Carrinhas”.
por: Albano Loureiro