O testes tinham ficado marcados logo depois da excelente participação em Mugello, que trouxe a dupla portuguesa, até ao quinto lugar provisório da Ferrari Challenge Europa – Coppa Shell de 2012. Filipe Barreiros foi o único a conseguir estar presente no Hungaroring, desconhecido para ambos, mas em Navara – que não faz parte do calendário da FCE – 2012 – já compareceu a equipa completa… E Filipe Barreiros regressou satisfeito com o primeiro contacto com a pista magiar:
“Comecei por tentar compreender a pista, sem arriscar e rodando no meio da tabela com toda a segurança. O carro estava muito bom, durante uma manhã em que o tempo esteve muito instável, mas foi depois do almoço que a situação piorou, começando a cair uma chuva quase torrencial, que provocou algumas voltas de “caos” em pista. Uma verdadeira tempestade…
Depois de algumas voltas, entrei nas boxes para subir um pouco o carro que estava muito instável, mas que melhorou substancialmente, ao ponto de me sentir muito à vontade sobre o piso encharcado do Hungaroring, o que me levou a fazer o terceiro melhor tempo do dia. Fiquei – ficámos todos – surpreendidos, mas a sequencia de voltas que efetuei, garante que andei dentro daquele registo, pelo que estou bastante satisfeito com o meu desempenho.” – comentou Filipe Barreiros.
Em Navara, o cenário alterou-se por completo: Temperaturas elevadíssimas condicionaram o desempenho dos pilotos e máquinas e apesar de não se tratar de um traçado integrado no calendário de 2012, o teste foi bastante proveitoso, como relata Francisco Guedes:
“Fomos para Navara na esperança de rodar o motor novo que esperamos ter em Hungaroring, mas a equipa não teve possibilidades de o montar, pelo que optámos por testar afinações do Ferrari, para altas temperaturas em pista, que é o que está previsto para Hungaroring. Adaptamo-nos bastante depressa a estes novos parâmetros, pelo que estamos confiantes na nossa próxima participação, aí sim já com o novo propulsor montado no 458.”
O Ferrari 458, com as cores da Herdade da Comporta, ES Bankers Dubai, Porto de Santa Maria, Hotel Royal Óbidos, Vale da Corça, Boutique dos Relógios Plus e Shark, está então pronto para mais um fim de semana de corridas, agora na Hungria, num dos mais complicados e exigentes traçados do mundo.
CLASSIFICAÇÃO DA FERRARI CHALLENGE EUROPA – COPPA SHELL APÓS TRÊS PROVAS
1º Alexey Basov, 93; 2º Rafaele Giannoni, 88; 3º Daniele Di Amato e Rafaele Di Amato, 67; 4º Giacommo Stratra, 66; 5º Filipe
Barreiros, Francisco Guedes e Fons Scheltema, 34; 6º Alex Vezzoni, 28; 7º Fernando Baiz e Dirk Adamsky, 27; 8º Eric Prinoth,
Vicenzo Sauto, Andrii Labeb, 22; 9º Emilio Rossi, Marco Zanuttini e Alexander Moiseev, 19; 10º Daniel Kuenzli, 11… Estão
classificados 37 pilotos.