Os quatro Land Rover Discovery 5.0 V8 da expedição “Journey of Discovery” estão finalmente a entrar na China, mas a passagem para o país mais populoso do mundo ficou marcada por emoções fortes, já que só no último momento a caravana percebeu que ia conseguir passar, numa altura em que já se traçavam planos alternativos para buscar uma fronteira diferente.
A rota prevista desde início que levava os expedicionários a atravessar do Quirguistão para a China através de Torugart, uma passagem montanhosa bastante elevada, que tinha sido encerrada umas semanas antes devido a uma enorme avalanche. Este incidente aconteceu quando a caravana estava ainda em Moscovo e desde logo se acreditou que três semanas seriam mais do que suficientes para desimpedir a passagem, mas dois dias antes dos Land Rover alcançarem esta fronteira, uma nova avalanche encerrou a estrada, deixando os responsáveis pela expedição à beira de um ataque de nervos, já que têm o firme compromisso de chegar a Pequim para a inauguração do salão automóvel local.
Felizmente, desta feita a queda de neve não foi tão grande como ocorreu na avalanche anterior e o caminho foi reaberto ao trânsito mesmo a tempo da expedição prosseguir sem comprometer os objectivos da viagem. Afinal, não passou senão de um valente susto, depois de mais uma semana a rolar por percursos admiráveis e com mais duas passagens fronteiriças: uma para sair do Turquemenistão e reentrar no Cazaquistão, onde foram necessárias cinco longas horas para tratar das formalidades aduaneiras, e outra para passar do Cazaquistão para o Quirguistão, que decorreu de modo mais célere.
Nestes dois últimos países, a caravana concentrou-se nalguns percursos fora da estrada, através das montanhas cheias de neve, assim como na visita a uma importante Reserva da Biosfera, no Cazaquistão, e aos lagos Orto Tocky, no Quirguistão, verdadeiras preciosidades que importa preservar.
por: Alexandre Correia