É a maior prova feminina do todo-o-terreno e leva já 22 anos de tradiçoes muito fortes. Falamos do Rallye Aïcha des Gazelles, uma competiçao T.T. que todos os anos tem lugar nas paragens desérticas do nordeste marroquino e que tem características muito especiais, nomeadamente por impôr uma navegaçao pura, totalmente à antiga, ou seja, sem o recurso a instrumentaçao electrónica, interditando os aparelhos de GPS.
A classificaçao estabelece-se de forma algo complexa, mas se quisermos simplificar, podemos dizer que o essencial é cumprir o percurso indicado pela organizaçao, que fornece as coordenadas dos pontos onde há que passar, procurando estabelecer a menor distância em cada jornada. Parece mais fácil do que na realidade é mas, ainda assim, há quem realmente consiga fazer esta tarefa perecer fácil, como é o caso da única equipa portuguesa em prova: Elisabete Jacinto e Sofia Carvalhosa. As nossas gazelas sao duas veteranas desta prova e este ano alinharam com uma das Volkswagen Amarok inscritas pela marca alema, honrando a escolha com um desempenho impressionante.
A duas etapas do final, Jacinto e Carvalhosa consolidaram o segundo posto absoluto e aproximaram-se das líderes da prova. mantendo em aberto uma renhida discussao pela vitória, que será decidida na sexta-feira, após uma longa etapa maratona…
por: Alexandre Correia