Fez hoje 47 anos que morreu Winston Churchil. Não se notabilizou por andar de Land Rover, mas tinha este Series One e o percurso da sua vida, longa, pois morreu aos 90 anos, bem que faz dele um verdadeiro homem “todo-o-terreno”: jornalista, pintor, escritor, militar, estratega e Primeiro Ministro do Reino Unido são alguns dos pontos que o seu currículo apresenta.
Diz-se que tinha alguma dificuldade em falar em público, mas ficou famoso precisamente pelos seus discursos. Como aquele que proferiu em Londres, nos tempos duros da Segunda Guerra Mundial, que tornou célebre a frase “sangue, suor e lágrimas”.Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1953, sobretudo pelo valor das suas Memórias da Guerra, publicadas em cinco volumes.
Famosa ficou também a sua passagem pela ilha da Madeira, em Janeiro de 1950, numa temporada para descanso que Churchill aproveitou para um dos seus passatempos favoritos: a pintura. O retrato que fez da Baía de Câmara de Lobos valeu-lhe o nome do miradouro onde esteve sentado a pintar e fala-se dele nesta vila madeirense como se lá tivesse vivido…
por: Alexandre Correia