Cumprido o segundo dia de competição no Rali de Monte Carlo, Sébastien Loeb é um líder tranquilo. O piloto da Citroën está na frente, enquanto Dani Sordo, com o Mini WRC, é o segundo, a 1m37,2s. Petter Solberg fecha os lugares do pódio, a 1m40,9s do líder.
No final do dia, Loeb confessou “que o dia foi mais fácil, como se fosse um rali de asfalto convencional”. Contudo, o campeão do Mundo não festeja já porque diz que “as previsões meteorológicos apontam para um agravamento das condições” e, deste modo, o francês vai “tentar aumentar a vantagem”, no sentido de estar ainda mais seguro na liderança.
Sem grande história para contar relativamente ao líder, Sordo e Solberg foram os grandes animadores desta segunda etapa do Rali de Monte Carlo. Ambos andaram ao máximo e trocaram várias vezes de posição. O norueguês que agora compete pela Ford oficial começou o dia atrás de Loeb, mas no final do dia é o piloto de fábrica da Mini que ocupa essa posição.
O espanhol parte para o dia de amanhã com uma vantagem de apenas 3,7s sobre Solberg. Sordo garante que vai “continuar a dar o máximo durante os próximos três dias”, embora receie “que o tempo possa dificultar tudo”.
Solberg, por seu turno, sentiu dificuldades no último troço, em especial, “nas zonas em que havia muita lama”. Mas apesar de ter perdido o segundo posto, assegura que vai “dar o máximo. Tem de ser assim”.
A última especial foi, de facto, pródiga em incidentes. Sébastien Ogier, que era o sexto ao volante do Skoda Fabia S2000, não conseguiu segurar o carro numa zona muito rápida, saiu de estrada e acabou mesmo por capotar, segundo relatos de pilotos que passaram a seguir. Felizmente para piloto e copiloto, nenhum se magoou.
François Delecour, que agora é sexto, chegou ao final com o carro a deitar fumo e ainda não se sabe se o francês poderá continuar em prova.
Mikko Hirvonen teve um dia relativamente tranquilo, à semelhança do seu companheiro e líder de equipa, Sébastien Loeb. Mas enquanto o francês não saiu do primeiro lugar, o finlandês conseguiu ascender na tabela e já está em quarto. Evgeny Novikov tem sido muito consistente e fecha o lote dos cinco primeiros.
No final do dia, Hirvonen explicou que passou o dia “a aumentar o ritmo, mas nas zonas mais escorregadias a confiança não é muita”.
Amanhã realiza-se a terceira etapa. Loeb será, novamente, o primeiro na estrada e parte para a especial número 11 às 9h02 (hora de Portugal). Os pilotos têm pela frente a realização de dois troços de manhã e um último às 14h11.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.