Com um terço do percurso de hoje cumprido, o Mini All4 de Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiuza era o quinto mais rápido da etapa, prosseguindo a recuperação que ontem rendeu a subida de mais um lugar, para o 15º posto absoluto.
Nesta fase, os mais rápidos estão a ser os Hummer H3, cabendo a Robby Gordon o melhor tempo após 164 km, com dois minutos e meio de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Nasser Al-Attiyah que, no entanto, já parou por diversas vezes, a par com problemas elétricos, que persistem desde há vários dias. Seguem-se os cinco Mini All4 do Team X-Raid, num pelotão liderado pelo polaco Krzysztof Hollowczyc, enquanto em quarto está Stéphane Peterhansel.
Atrás de Leal dos Santos coloca-se nesta classificação intermédia Juan Roma, cabendo o sétimo posto ao russo Leonid Novitsiy. Já no oitavo posto surge a Toyota Hilux de Giniel de Villiers, cabendo o nono lugar a Carlos Sousa. Refira-se que Great Wall Haval de Sousa perdeu em 164 km sete minutos e 41 segundos para Robby Gordon, estando de um modo geral a ceder terreno a todos os concorrentes que o antecedem, o que não deixa perspectivar uma recuperação fácil na classificação geral, onde ocupa o oitavo posto.
Entretanto, adiante-se que nas motos, cumprida a primeira parte do sector seletivo, a corrida tem um novo líder provisório: Cyril Desprès logrou adiantar-se por mais de três minutos a Marc Coma, recuperando a liderança ontem perdida. À margem do duelo entre os dois homens da KTM, Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves prosseguem com a consolidação do terceiro e quarto lugares absolutos, tendo concluído esta parte inicial, com 360 km, como o quarto e quinto mais rápidos, respetivamente.
por: Alexandre Correia