A jornada de hoje ficará marcada por duas estreias como vencedores nesta edição do “Dakar”: por um lado, a do nosso compatriota Hélder Rodrigues, talvez o maior beneficiado de uma penalização de 15 minutos que foi atribuída a boa parte dos seus mais diretos adversários, nomeadamente aos dois primeiros da classificação geral, Cyril Desprès e Marc Coma, que sem essa penalização tinham sido os mais rápidos nos 430 km cronometrados desta nona etapa. Por outro, registou-se a estreia do norte-americano Robby Gordon, que impôs o Hummer H3 cor de laranja à frente do Mini All4 de Stéphane Peterhansel, reduzindo ligeiramente o atraso relativamente ao francês, que prossegue no comando dos automóveis.
Gordon está agora a quase seis minutos de Peterhansel, mas consolidou um pouco mais o segundo posto, ao passar a contar com quase 11 minutos de vantagem sobre o Mini All4 do polaco Krzysztof Hollowczyc, que por seu turno perdeu quase dois minutos para Juan Roma, cujo Mini foi o terceiro mais rápido da jornada.
Autores do quinto melhor tempo, intercalando Hollowczyc e a Toyota Hilux de Giniel de Villiers, Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiuza conseguiram confirmar a recuperação que há algumas horas perspectivamos, ascendendo do 15º ao 12º lugar absoluto, estando agora a cerca de uma hora do décimo classificado!
Carlos Sousa registou também uma melhoria, assinando o sétimo lugar na etapa e subindo para essa mesma posição em termos absolutos, contando agora com cerca de 15 minutos de diferença para o anterior, o Mini All4 de Leonid Novitskiy.
Voltando às motos, importa referir que as penalizações afetaram também Paulo Gonçalves e Ruben Faria; e se este último permanece em 12º, já Gonçalves voltou a atrasar-se, caindo do quarto para o sétimo lugar.
Classificação na etapa
Classificação após 9ª etapa
por: Alexandre Correia