Hélder Rodrigues manteve hoje o 3º lugar na classificação geral do Rali Dakar Argentina Chile Peru depois de disputado o sector selectivo da etapa que ligou Chilecito a Fiambalá. Nos 265 quilómetros cronometrados o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team registou o 14º tempo depois de ao longo de grande parte da etapa ter ocupado a 3ª posição.
À chegada à assistência, em Fiambalá, o piloto português mostrou estar “bastante desapontado porque estava a rolar num bom ritmo, as coisas estavam a correr bem e até cheguei a ter o Cyril à vista, ele que tinha partido quatro minutos antes de mim. Esta era uma daquelas etapas que tinha boas características para eu atacar. Infelizmente cometi um erro de navegação que me custou mais de vinte minutos. Minutos que me deixavam numa posição bastante confortável numa fase importante da prova”.
A etapa de amanhã liga Fiambala a Copiapó e conta com uma especial com cerca de 247 quilómetros. O Dakar vai entrar no Chile, o segundo país atravessado por esta maratona. Mas, primeiro é preciso passar a fronteira. A chegada a Paso San Francisco vai obrigar a uma subida de mais de 4.700 metros, onde se vão fazer sentir as temperaturas negativas. Uma vez no Chile, eis que surge o brutal Deserto do Atacama com as suas paisagens áridas e terrenos duros a dificultarem a vida aos pilotos.
por: Comunicado de Imprensa